Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Para garantir Passe Livre, escolas particulares devem enviar lista de alunos ao DFTrans; cadastro do passe livre poderá ser atualizado a partir de segunda (30)

Quinta, 26 de janeiro de 2017
Do DFTrans
Medida é necessária para que estudantes não tenham o benefício suspenso

As instituições particulares de ensino têm de enviar ao Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), até 17 de fevereiro, a lista de alunos matriculados. A exigência, necessária para a atualização do cadastro do Passe Livre Estudantil e para evitar a suspensão do benefício, está prevista em portaria conjunta da autarquia e da Secretaria de Mobilidade, publicada no Diário Oficial de terça-feira (24).

O processo deve ser feito pelo site do DFTrans, à semelhança do que ocorreu com a frequência dos estudantes. “As instituições de ensino precisam contribuir com o governo para garantir que o benefício seja repassado a quem realmente tem direito”, defende o diretor-geral do DFTrans, Léo Carlos Cruz. “Precisamos saber quem continua estudando.” A portaria abrange apenas colégios particulares, porque o DFTrans já tem acesso ao banco de dados das escolas públicas.


Aqueles que estão no cadastro do governo atualmente e não constarem da lista atualizada da instituição receberão um e-mail do DFTrans com a pendência. Esses alunos precisam anexar o documento que comprove uma nova matrícula, caso, por exemplo, tenham sido transferidos para outra unidade de ensino. Para isso, eles terão dez dias úteis, a contar do recebimento do aviso eletrônico.

As unidades escolares devem acessar o site do DFTrans e clicar na aba lateral Sistema de cadastro de instituições de ensino. Ali, o responsável que estiver cadastrado poderá anexar os dados dos alunos regularmente matriculados.

Para a autarquia, a atualização das inscrições dessa maneira, além de segura, é mais rápida. Evita filas e fraudes e acaba com a necessidade de um novo cadastramento de todos os estudantes.

Os postos do DFTrans nas unidades do Na Hora em Ceilândia, no Gama e em Taguatinga, na Galeria dos Estados e na rodoviária de Sobradinho continuarão oferecendo o serviço de resolução de pendências aos alunos com dificuldade de acesso à internet.

Cadastro do Passe Livre poderá ser atualizado a partir de segunda (30)

Quem mudou de escola poderá se antecipar e registrar a transferência pelo site www.passelivreestudantil.df.gov.br a partir de segunda-feira (30). Nesses mesmos dia e endereço, também haverá a opção para novas inscrições e pedidos de segunda via do cartão e de mais acessos.

Esses serviços, assim como o Passe Livre, foram suspensos devido às férias escolares. Os cartões poderão ser utilizados normalmente a partir de 1º de fevereiro.


Datas importantes para quem usa o Passe Livre Estudantil
30/1     Retorno dos serviços do site www.passelivreestudantil.df.gov.br. A partir desse mesmo dia, alunos que mudaram de escola poderão atualizar o cadastro

1°/2      Volta do funcionamento dos cartões dos estudantes com direito ao Passe Livre Estudantil, suspenso devido às férias escolares


17/2     Prazo para que instituições de ensino particulares enviem ao DFTrans a relação de alunos matriculados