Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Situação de emergência na crise hídrica é história para boi dormir

Quinta, 26 de janeiro de 2017
Do site do distrital Chico Vigilante

No Diário Oficial de hoje [25/1], o governador Rodrigo Rollemberg decretou situação de emergência na crise hídrica do Distrito Federal. A justificativa é para poder agilizar a compra de equipamentos e a contratação de serviços relacionados com a crise hídrica. O que me leva a pensar que essa é mais uma conversa para boi dormir.

Porque a saúde pública do DF está há dois anos em situação de emergência decretada, com a situação piorando a cada dia que passa, com falta de medicamentos, de materiais básicos, de tudo. Em dois anos, o governo não realizou compras emergenciais para solucionar a crise na saúde.
Na verdade, a edição desse decreto nada mais é do que um show pirotécnico de um governo medroso tentando tirar o foco da crise hídrica.
Basta recordar que, no caso da saúde, há cerca de 560 milhões de reais no Fundo de Saúde. O governo poderia implementar nos hospitais públicos, e não faz, um programa semelhante ao que as escolas públicas se utilizam para compra descentralizada e imediata de itens básicos. Não implementam por pura incompetência.
Todas essas experiências malsucedidas nos levam a crer que, na situação hídrica, o decreto de emergência não trará efeito algum de positivo para a sociedade.
Até hoje, a única atitude real que o GDF tomou foi a adoção da tarifa de abuso que onera em 40% as contas de consumo dos consumidores e o racionamento que os brasilienses estão experimentando.
É lamentável que tudo isso esteja acontecendo por causa da incompetência dos gestores públicos do GDF.
Deputado Chico Vigilante, PT-DF