Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Veja quem são os oitos mais ricos do mundo que controlam tanta riqueza quanto os 50% mais pobres

Segunda, 16 de janeiro de 2017
Do Esquerda.Net
A Oxfam concluiu que as desigualdades em espiral crescente são resultado de uma compressão salarial agressiva de grande parte da população mundial, de fuga aos impostos do capital e à redução de margem dos produtores.

Fome e Seca, foto de António Silva - Lusa
Fome e Seca, foto de António Silva - Lusa
Bill Gates, Amancio Ortega (fundador da Zara), Warren Buffett, Carlos Slim Helú (setor das comunicações no México), Jeff Bezos (fundador da Amazon), Mark Zuckerberg (fundador do facebook), Larry Ellison (Oracle), e Michael Bloomberg (ex-presidente de Nova Iorque), são os oito multi-milionários mais ricos do mundo e, entre si, controlam mais riqueza do que os 50% mais pobres, o que perfaz 3,6 mil milhões [3 bilhões e 600 milhões] de pessoas, diz a Oxfam num relatório publicado
 para coincidir com o início do Fórum Económico de Davos, na Suíça. 

No relatório, a organização considera que a acumulação de 426 mil milhões de dólares de forma tão concentrada é “demasiado grotesco”. Na análise, concluiu que as desigualdades em espiral crescente são resultado de uma compressão salarial agressiva de grande parte da população mundial, de fuga aos impostos do capital e à redução de margem de lucro dos produtores sob pressão de grandes distribuidores. 
No ano passado, a Oxfam afirmou que não eram 8 mas 62 as pessoas que controlavam a mesma riqueza que os 50% mais pobres, mas novos números sobre pobreza na Índia e na China alteraram os cálculos de distribuição de riqueza mundial. 
Estes números juntam-se ao relatório também da Oxfam que revelou que 1% dos mais ricos controlam mais riqueza que o resto da população e, mantendo-se esta tendência, dentro de 20 anos quinhentas pessoas controlarão 2,1 biliões de dólares, um valor mais alto do que o PIB da Índia. Entre 1998 e 2011 o rendimento dos 10% mais pobres aumentou apenas 65 dólares, enquanto que o rendimento dos 1% mais ricos aumentou em 11,800 dólares - 182 vezes mais