Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Edison Lobão, vergonha de uma nação

Segunda, 20 de fevereiro de 2017
Tribuna da Internet Sindical
Helio Fernandes

Seu primeiro e único emprego particular, foi num jornal de Brasília. Pouca gente sabe e ele não se lembra. Durou pouco, não pode nem ser chamado de ex-jornalista. Era tão inexpressivo, que todos na redação usavam um jogo de palavras para identificá-lo como Edison BOBÃO.

Um  dia conheceu José  Sarney, que despontava e desmontava os 40 anos de Vitorino Freire, triturando o Maranhão. O hoje ex-Presidente da Republica implantava sua maquina, que ultrapassou muito,em tempo, poder político e financeiro, o quase inatingível anterior.

Num  ato de grande esperteza, Lobão acompanhou,se aglutinou e se acumpliciou com Sarney,seguindo-o por toda a vida. Abandonou o jornal, não queria se despedir de ninguém, encontrar com aqueles que usavam seu sobrenome, depreciativamente.

Não se arrependeu. A ligação subserviente com o novo Poder que surgia no estado e se projetaria no país, lhe garantiu a eternidade publica, e a consequente impunidade em todos cargos que ocupou.

Fez uma carreira  sempre ascendente, começou deputado federal, como o mestre, substituiu-o ou seguiu-o irrefutavelmente, com apenas uma exceção: não foi Presidente da Republica. Uma visível injustiça do destino. Agora, desmoralizado e desacreditado, consulta sua carteira de identidade, constata que não tem mais tempo para ilusões.

EDISON PAI GOVERNADOR, E EDISON FILHO, ENRIQUECIDOS JUNTOS

Exerceu vários mandatos de deputado, antes de governar o estado, o Maranhão não merecia isso. Sarney já era senador, a filha governadora, não havia reeleição, precisavam de alguém fora da família. O mais perto e confiável: Edison pai. Foi eleito, claro, dominavam inteiramente o estado. Deixou o ostracismo da Câmara para  a reluzente e esplendida posição de governador.

 De pobretão, enriqueceu no estado mais pobre do país. Mas o filho fez fortuna também, tinha o nome e o DNA do pai. Não tinha nem se interessava por cargos, intermediava negócios entre empresários ávidos e o governador complacente. Eram escândalos em cima de escândalos, denunciados sem qualquer resultado.

Os recursos obtidos dessa forma, eram depositados fora do Maranhão. O pai, cada vez mais desligado, o estado roubado, o filho rotulado abertamente de "EDINHO, 30", referencia á comissão que cobrava como intermediário.

(Para confirmar o apelido, fonte da fortuna ilícita, consultar o perfil do pai e do filho, publicado pelo Globo Pagina 6, 17 de fevereiro de 2017. Não foi nem um "furo" do jornal, era a  voz do povo, já repetida tantas vezes).

Terminado o mandato, Lobão pai se elege senador, com Lobão filho suplente. Não demora muito o pai é nomeado Ministro de Minas e Energia, o filho se transforma em senador. Continuam fazendo negócios, "estarrecem "Brasília, cada um tem uma vistosa Ferrari, sem motorista. Fazem questão de se exibirem, ou melhor, exibirem o que podem comprar e ostentar com o enriquecimento ilícito. Surpreendentemente Ministro de Lula, continua com a sucessora dele.

LOBAO FIHO PERDE PARA GOVERNADOR,
LOBÃO PAI ENQUADRADO NA LAVA-JATO

Acreditando que pode tudo, tenta passar de "Edinho 30" a "Edinho 100", em vez de intermediário, o poderoso chefão. Perde para um comunista, boa figura, sem tradição eleitoral. È a decadência da "família". Lobão pai é enquadrado em 4 investigações sobre as propinas das empreiteiras- roubalheiras da Petrobras. E também em irregularidades na construção da usina de Belo Monte.

FINAL INFELIZ: É ACLAMADO NA CCJ

Apesar de todas as precauções para a sabatina do supérfluo e inócuo Alexandre de Moraes, ainda não estavam tranquilos. Renan e Sarney, (mostrando que a ligação continua depois de 40 anos), insistiram em colocar Lobão pai na presidência. Mas não queriam eleição, tinham medo de perder para o candidato de Eunicio de Oliveira.

Então forjaram a aclamação, que arruinou todo o roteiro preparado por Renan-Sarney. Consideravam Lobão pai na CCJ,provocação.

Os últimos dias foram amaldiçoados para Lobão pai. Cresceu a gritaria contra a sua permanência presidindo a CCJ da sabatina de amanhã.

O Senado não está mais presidido por Renan, mas tudo pode acontecer, ele ainda está no comando. Para Lobão pai se aproximam os últimos dias de Pompéia. Seu mandato termina  em  2018, são duas vagas, tentará  se reeleger. A Constituição de 1791,a primeira da Republica, permitia a candidatura de presos políticos.

A Constituição de 1946 acabou com isso. E é preciso muita imprevidência ou imprudência, para considerar Lobão pai, PRESO POLITICO.

Delator delatado

Foi uma semana contraditória, tumultuada e perigosa para Paulo Roberto Costa. Como diretor da Petrobras, e o primeiro a iniciar a lista de depoimentos em Curitiba, ganhou notoriedade e impunidade progressiva. "Entregou" muita gente, mas pode perder tudo com duas mentiras. Uma denunciada pelo Procurador Geral da Republica. A outra revelada com exclusividade pelo repórter.

1- Rodrigo Janot descobriu que Paulo Roberto falseou dados premeditadamente. E se beneficiou da versão contada á equipe da Lava-jato. Conferiu tudo, pediu oficialmente ao Supremo, (Ministro Fachin) que anule as declarações do delator, e torne sem efeito, as imunidades de liberdade, que vem gozando ha quase 3 anos .

Se o Ministro Fachin concordar com o pedido, Paulo Roberto voltará para a prisão. E poderá haver reviravolta em casos que tiveram inicio e prosseguimento com base nos seus depoimentos. Angustia e ansiedade, rondam o espetáculo.

2- A outra mentira ocorreu 24 horas antes da intervenção do Procurador Geral. Que nem sabia do fato, quando redigiu o pedido. Paulo Roberto estava intimado pelo Juiz Sergio Moro, a ir a Curitiba para um depoimento. 

Através dos advogados, comunicou ao juiz, que não tinha DINHEIRO PARA COMPRAR A PASSAGEM DO AVIÃO. Pedia que o depoimento fosse feito sem a presença pessoal, Moro concordou. Falsidade deslavada e sem a menor base na realidade.

(O delator continua com muitos recursos, apesar de ter devolvido uma parte. O que acontece com todos os que fizeram acordo de devolução. Alguém acredita que quem devolveu ficou sem nada? Um delator devolveu 170 milhões, vive sem nenhum problema. Luxuosamente, numa casa de campo maravilhosa).

No caso de Paulo  Roberto, ele  estava em pânico, pois tinha que viajar em avião
comercial. Sabia do que acontecera com outros como ele. Vaiados, xingados e até agredidos, tem recursos para fretar um jato particular. Mas como explicaria essa viagem? De qualquer maneira, o delator corre serio risco, principalmente com o pedido do Procurador Geral.

Continuo acreditando que muitos delatores foram fundamentais para as investigações da lava-Jato. Desde que revelem ou revelaram,fatos do seu conhecimento, ou dos quais participaram e não apenas  invenções. 

TRUMP: 30 DIAS DO OCASO E NÃO DO ACASO

O senador Saunders, que começou como jornalista, afirmou ontem: "Desde que cobri coletiva, de 1957 até hoje, não conheci um presidente tão lamentável quanto o que está no poder". Isso é o mínimo que se pode dizer. Tudo é negativo, nada positivo. Manteve a incoerência e a incompetência, mas retrocedeu completamente.

NO PLANO EXTERNO

Insensatamente atacou o consenso da "China única", mantido há mais de 40 anos por vários países, incluindo os EUA. Agora mudou inteiramente de rumo, "namora" escandalosamente o Primeiro ministro. Com a Rússia mantinha envolvimento "conspiratório" com Putin, chegou a pedir que ele denunciasse a atuação de Hillary como Secretaria de Estado.