Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Lula 2019

Quarta, 22 de fevereiro de 2017
Do Correio da Cidadania
www.correiocidadania.com.br

Lula 2019

Por Luiz Carlos de Oliveira e Silva*

1. O pro­blema não é “Lula 2018”, o da cam­panha, e sim “Lula 2019”, o do go­verno.

2. Cabe lem­brar que Lula no go­verno não se em­pe­nhou para re­vogar qual­quer das me­didas de FHC. Tomou-as como um dado de re­a­li­dade ir­re­ver­sível.

3. A cor­re­lação de forças não per­mitia nada di­fe­rente disto, di­ziam, e con­ti­nuam di­zendo, os com­pa­nheiros. E, como se diz, olhou pra frente.

4. O tra­balho sujo es­tava feito, e não adi­an­tava chorar o leite der­ra­mado. Ca­beria, sim, pensou o com­pa­nheiro, fazer po­lí­ticas de com­pen­sação ao es­trago feito.

5. Lula as fez, e isto lhe ga­rantiu o pres­tígio de que, em parte, ainda dispõe: in­clusão pelo con­sumo através de po­lí­ticas de trans­fe­rência di­reta de renda, de au­mento real do sa­lário mí­nimo, de ex­pansão de cré­dito, man­tendo tudo o mais cons­tante.

6. A meu ver, Lula no go­verno em 2019, tal como fez no pas­sado, não se em­pe­nhará para re­vogar qual­quer das me­didas de Temer. As to­mará como um dado de re­a­li­dade ir­re­ver­sível.

7. Muito pro­va­vel­mente, con­si­de­rará que a cor­re­lação de forças não per­mi­tirá nada di­fe­rente disto. E, como se diz, olhará pra frente.

8. Lula tem es­pí­rito "mag­nâ­nimo". Ele não guarda "res­sen­ti­mentos". Ele sempre olha pra frente...

9. O tra­balho sujo es­tará feito, e não adi­an­tará chorar o leite der­ra­mado. Ca­berá, sim, pen­sará o com­pa­nheiro, fazer po­lí­ticas de com­pen­sação ao es­trago feito.

10. Per­gunto: é disto que pre­ci­samos?

11. Sem falar que as con­di­ções para po­lí­ticas com­pen­sa­tó­rias, em 2019, serão, cer­ta­mente, bem in­fe­ri­ores àquelas com que Lula pôde contar em seus dois go­vernos.

12. China não há mais...

*Luiz Carlos de Oli­veira e Silva é pro­fessor de Fi­lo­sofia.