Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Urbanismo: PPCUB – Mais um desgaste para Rollemberg?

Domingo, 19 de fevereiro de 2017
"A versão Rollemberg não é detalhadamente conhecida até agora, pois “apenas a parte conceitual do PPCUB (princípios, objetivos, diretrizes) foi discutida com a sociedade ao longo de 2016”

Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna

vista-aerea-de-brasilia-foto-chico-santanna-9-close
Texto e fotos por Chico Sant’Anna 

Já se passaram mais de três anos, mas a novela do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília – PPCUB volta ao cartaz. Desta vez, estrelando Rodrigo Rollemberg e Thiago de Andrade nos papéis anteriormente desempenhados por Agnelo Queiroz e Geraldo Magela.
O PPCUB, para quem não se lembra, deve ser aprovado em forma de Lei Complementar e tem como missão preservar a proposta urbanística de Lúcio Costa para Brasília. Na versão petista, a leitura feita pela sociedade civil era exatamente o inverso. O texto previa o loteamento da área central do Eixo Monumental entre o Memorial JK e a EPIA, criação de lote de 85.000 m² na quadra 901 norte, edifícios residenciais nas quadras 900, ao longo das Avenidas W.5; previsão de que os hotéis de três andares, existentes nos setores Hoteleiros Sul e Norte, pudessem ser demolidos para dar lugar a prédios de até 10 pavimentos e que diversos clubes na orla do Lago se tornassem hotéis, na prática tornando-os em condomínios residenciais. No Setor de Garagens Oficiais (SGO), ao lado do Palácio do Buriti, previa-se a revisão do parcelamento do solo e a privatização de, praticamente, duas centenas de lotes destinados a escolas públicas nas Superquadras e Entrequadras, dentre outras medidas.