Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Wasny denuncia o descredenciamento do SAMU-DF pelo Ministério da Saúde

Quarta, 8 de fevereiro de 2017
Do gabinete do distrital Wasny de Roure (PT)
O deputado Wasny de Roure alertou, da tribuna da CLDF nesta terça-feira (7) que o SAMU-192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), foi descredenciado no Distrito Federal por meio da Portaria  do Ministério da Saúde nº 995 de 11 de maio de 2016, em desatendimento ao previsto no artigo 31 da portaria nº 1.010/GM, enquadrando o SAMU-DF nas condicionantes de suspensão previstas no art. 34.
Atualmente a prestação do serviço está comprometida devido à política de ajuste fiscal adotada pelo governo de Rodrigo Rollemberg. O GDF tem deixado ambulâncias paradas por falta de pagamento de fornecedores de combustíveis. Também há casos de ambulâncias e “motolâncias” que estão paradas por falta de enfermeiros e técnicos de enfermagem. As viaturas estão sem seguro.
O SAMU vive sua mais grave crise, a exemplo, da falta de prestação de contas, manutenção de veículos e divulgação do índice de atendimento, o Ministério da Saúde suspendeu repasses da ordem R$ 817,2 mil mensais. Com isso, o DF deixou de receber mais de R$ 9 milhões nos últimos 11 meses.
'A situação é tão grave que o serviço corre o risco de ser descredenciado pelo Ministério da Saúde', afirma Wasny
O parlamentar destacou que o Serviço é o principal componente da Política Nacional de Atenção às Urgências, criada em 2003, que tem como finalidade proteger a vida das pessoas e garantir a qualidade no atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde e realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias pública. O socorro é feito após chamada gratuita por meio do telefone 192. Por mês, no DF, são cerca de 70 mil ligações, 20 mil teleatendimentos médicos e 7 mil atendimentos.
Confira o pronunciamento de Wasny:
Por Eliane Araújo – Comunicação do distrital Wasny de Roure (PT)