Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 23 de março de 2017

A tendência é todos os sujos, unidos num só bloco, esvaziarem a Lava-Jato

Quarta, 23 de março de 2017
Do Blogue Náufrago da Utopia

Por Celso Lungaretti


Uma preocupação constante deste blogue é a de apontar para que lado sopram os ventos da política, antecipando o desfecho provável dos episódios em curso. Trata-se de um conhecimento crucial para nortear a atuação da esquerda.

Nem sempre nos agrada o futuro adivinhável. Mas, enfiarmos a cabeça na areia, como avestruzes supostamente fariam, nunca foi solução para nada. E me acusarem de desejar  os cenários negativos que designo como tendências dominantes é de um primarismo atroz, mentalidade típica de torcedores de futebol, fãzocas de artistas e fanáticos da política.

Agora, p. ex., a tendência é todos os sujos, unidos num bloco, conseguirem neutralizar a Operação Lava-Jato, conforme detalha o jornalista Vinícius Torres Freire em seu artigo abaixo reproduzido.

É uma perspectiva repulsiva? Sem dúvida! Mas, não esqueçamos a verdade óbvia que os acontecimentos nos vêm ensinando desde osmares de lama do século passado: a corrupção é intrínseca ao capitalismo

Quando se coloca o enriquecimento pessoal como objetivo supremo da existência, é inevitável que os mais ousados utilizem atalhos à margem da lei para o obter. Cruzadas moralistas ocorrem quando a desfaçatez é demasiada e dá nas vistas, aí alguns bodes expiatórios pagam pelos pecados de todos e, adiante, a coisa é retomada com mais discrição (pelo menos no início). Finalmente, o ciclo inteiro se repete.

E não serão iniciativas do Judiciário nem da polícia que vão estancar de vez a corrupção amalgamada com a política. Será, como cansa de repetir nosso companheiro Dalton Rosado, nos redimirmos do pecado original (a extorsão da mais-valia, que eterniza a exploração do homem pelo homem), reconstruindo nossa sociedade sob perspectiva bem diferente: a colaboração livre e solidária de todos os seres humanos para a concretização do bem comum, com a igualdade como norma e a felicidade geral como fim.