Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 17 de março de 2017

Alvos de Janot no DF receberam mais de R$ 7 milhões de empreiteiras

Sexta, 17 de março de 2017
Doações foram feitas pela Odebrecht, Via Engenharia e Andrade Gutierrez, responsáveis pelo Centro Administrativo e Estadio Mané Garrincha.

Fontes:
Por Kelly Almeida e Juliana Cavalcante/Rafaela Felicciano/Metrópoles
Blog do Sombra
Responsáveis pelas maiores obras conduzidas pelo Governo do Distrito Federal (GDF) nos últimos anos, as empreiteiras Odebrecht, Via Engenharia e Andrade Gutierrez repassaram, em 2014, mais de R$ 7 milhões aos políticos do DF incluídos na lista de pedidos de abertura de inquérito do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Os valores foram declarados por eles nas prestações de contas da última eleição da capital.

Os ex-governadores Agnelo Queiroz (PT) e José Roberto Arruda (PR), além do ex-vice-governador Tadeu Filippelli (PMDB), do ex-senador Gim Argello (sem partido), Geraldo Magela (PT) e do distrital Robério Negreiros (PSDB) declararam ter recebido as cifras vultosas à Justiça Eleitoral como doação de campanha.

Auditoria encontra graves irregularidades no contrato de concessão do Centro Administrativo do DF

As construtoras ergueram duas obras faraônicas na capital federal: o Estádio Nacional Mané Garrincha, de responsabilidade do consórcio formado pela Andrade Gutierrez e pela Via Engenharia; e o Centro Administrativo do DF (Centrad), em Taguatinga, parceria entre a Odebrecht e a Via. No âmbito local, os espaços bilionários e ociosos estão no meio do imbróglio da Operação Lava Jato e são apontados como possíveis escoadouros de propina.