Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 15 de março de 2017

Governos temem “caixa preta” da dívida pública e evitam auditoria, diz Febrafite

Quarta, 15 de março de 2017
Do Congresso em Foco

“Há contratos em que não se sabe o que houve, quem fez o empréstimo”, diz Roberto Kupski, presidente da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais, entidade parceira do Diálogos Congresso em Foco
Ministério da Fazenda
Presidente da Febrafite vê contradição na política de ajuste nas contas públicas do governo

O governo Michel Temer promove uma série de medidas de ajuste das contas públicas, com o impacto principalmente lançado sobre o contribuinte, sem explicar por que não cobra centenas de bilhões em dívidas com a União. Ao contrário, concede anista também bilionária para o setor das telecomunicações e, como se as contas estivessem equilibradas, não realiza a auditoria da dívida pública, uma “caixa preta” que esconde irregularidades e cuja análise eventual está prevista na Constituição desde 1988. Trata-se de uma contradição absurda, diz Roberto Kupski, presidente da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite). A entidade é uma das parceiras do Diálogos Congresso em Foco 2, fórum de debates sobre os rumos do país a ser realizado neste mês de março, em Brasília.
Para Roberto Kupski, a realização da auditoria está muita atrasada e se faz cada vez mais inevitável. “Há contratos em que não se sabe o que houve, o que foi feito, quem fez o empréstimo, e se aqueles valores e correções eram devidos mesmo. Acho que, até por uma questão de soberania nacional, nós devemos fazer [a auditoria]”, diz o dirigente nesta entrevista ao Congresso em Foco (leia íntegra abaixo).
Para o auditor-fiscal da Receita no Rio Grande do Sul, à frente da Febrafite no biênio 2016-2018, o levantamento não é realizado por influência do mercado financeiro, “que hoje tem uma força muito grande neste país”. Além disso, admite Roberto Kupski, deve haver muito a ser escondido na caixa preta da dívida pública. “Se nós formos a fundo vamos encontrar muitas irregularidades, que é o resto da sociedade brasileira que tem que pagar, por meio de seus tributos. Tanto é que quase a metade do orçamento, em termos de dívida pública brasileira, é voltada para pagamento dos encargos e da dívida. Acho que a sociedade não tem que arcar com isso”, observa, com críticas à atuação do Congresso.
Leia a íntegra no Congresso em Foco