Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 16 de março de 2017

Sobre o 'instituto' do HBB, mais uma falsa garantia do governo Rollemberg

Quarta, 16 de março de 2017
Do SindSaúde

"Nenhum servidor do Hospital de Base terá perda salarial ou de gratificações", garantiu Humberto Fonseca, secretário de Saúde, aos servidores. Na última quinta-feira (16), o medo da retirada de conquistas e a incerteza de como será a administração foram algumas das perguntas dos profissionais ao governo. 
Mais uma vez o governo tenta lubridiar os servidores da Saúde com o discurso de que o novo modelo não terá um manual próprio de contratação e gestão de pessoas. “Todos nós sabemos como vai funcionar. Funcionários celetistas devem ocupar o quadro do hospital, assim como funciona em todo Instituto. Ou agora, o secretário lançou um modelo inovador?”, questionou Marli Rodrigues, presidente do SindSaúde.

“Não há motivos para ter medo. Todos os direitos estão assegurados”, essa foi a resposta mais usada pelo secretário durante a sabatina. Os servidores questionaram a todo instante essa garantia, uma vez, que o funcionário público sendo transferido perde todas as suas gratificações de acordo com a lei 840/11. Ou seja, mais um retrocesso no direito dos trabalhadores.
Marli aponta para a desvalorização do profissional. “O GDF pode falar o que quiser, mas sabemos que na prática os atuais servidores sofrerão com a mudança. Não haverá mais nomeações e a Saúde de qualidade precisa ser 100% SUS”, ponderou.
Humberto ainda ressaltou que a Lei 8.666/93, que institui normas para licitações e contratos na administração pública, deve ser revista o quanto antes uma vez que é ultrapassada e “atrapalha os processos de compra”.
Mas para o SindSaúde transformar o HBDF em instituto de portas abertas é uma grande utopia. “Sabemos muito bem como funciona o Sarah. Há uma falsa impressão de que ele funciona a mil maravilhas, mas o acesso é restrito a poucos pacientes e os trabalhadores de lá amargam péssimas condições de trabalho e salário, como tantas vezes o sindicato já denunciou, lembrou Marli Rodrigues.
Participaram também da conversa o secretário-Adjunto de Assistência à Saúde, Daniel Seabra Resende Castro Correa, os diretores Geral do Hospital de Base, Júlio César Ferreira Junior e o Administrativo, Thiago Santos Martins Alves.