Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 17 de março de 2017

MPF/PR: Nota à imprensa sobre a Operação Carne Fraca

Sexta, 17 de março de 2017
Do MPF no Paraná
MPF/PR acompanha investigações do caso Carne Fraca para eventual ajuizamento das ações penais
O Ministério Público Federal no Paraná (MPF/PR) informa que aguardará a conclusão dos relatórios e análises das diligências realizadas nesta sexta-feira, 17 de março, a partir da deflagração da operação "Carne Fraca", para promover possível oferecimento de denúncia de envolvidos no caso.

A apuração aponta possível prática dos crimes de corrupção passiva, lavagem de ativos e organização criminosa por fiscais agropecuários e agentes de inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal, em sua maioria vinculados à Superintendência Federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Paraná (SFA/PR). 

Também foram verificados pelas autoridades policiais, ao lado da atuação ilícita dos servidores públicos federais, fortes indícios da prática, por empresários, de corrupção ativa e da prática dos delitos contra a saúde pública. 

Conforme a representação policial, entre as provas da prática ilícita, estão tomadas de depoimentos, afastamento de sigilo fiscal e bancário e monitoramento telefônico. Sobre o cumprimento de mandados de prisão, condução coercitiva e busca e apreensão, o MPF/PR, com atribuição para o caso penal, manifesta-se pela regularidade e necessidade das medidas adotadas e seu amparo legal.

Assessoria de Comunicação – Ascom
Procuradoria da República no Estado do Paraná