Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 23 de março de 2017

Reunião pública do Orla Livre discute na noite desta quinta (23/3) questões ambientais

Quinta, 23 de março de 2017
Foto: Tony Winston

Da Secretaria do Meio Ambiente

Evento será realizado nesta quinta-feira (23) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a partir das 19 horas

(Brasília, 23/03/2017) - Coordenada pela Secretaria de Gestão do Território e Habitação (Segeth), a primeira Reunião Pública sobre o projeto Orla Livre está marcada para esta quinta-feira (23) e contará com a participação da Secretaria do Meio Ambiente (Sema-DF) e do Instituto Brasília Ambiental (Ibram). O tema será "Orla e o Meio Ambiente". A partir das 19 horas, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, representantes das pastas vão expor as diretrizes estabelecidas e obter novas sugestões.
 

Segundo a presidente do Ibram, Jane Vilas Bôas, na reunião será lembrada a importância da orla para a preservação do lago, que hoje tem múltiplas funções: fornecimento de energia, mobilidade, lazer, turismo e, em breve, captação. "Temos que fazer tudo ao nosso alcance para conservar essas características", defende. 

"A área é uma APP (área de preservação permanente) urbana. Pode, portanto, receber equipamentos de baixo impacto, como banheiros, quiosques e estruturas para banhistas, continua Jane. "O lago é a vida da nossa cidade e importante para nosso clima. Estamos promovendo a valorização dos espaços livres em torno da orla e isso é fundamental para promover nossa Brasília viva e ambientalmente sustentável", completou o secretário do Meio Ambiente, André Lima. 

O termo de referência do Orla Livre ficou em consulta pública virtual por cerca de dois meses, até 15 de fevereiro,e de acordo com dados da Casa Civil, recebeu 201 participações. As reuniões públicas são a conclusão presencial do processo iniciado virtualmente. "É mais uma oportunidade que a população tem de esclarecer dúvidas e obter informações", sintetiza o secretário. 

As outras reuniões ocorrem em 30 de março e 6 de abril. Uma terá como tema "Orla na Cidade", e a outra, "Orla Integrada". 

Serviço: Reunião Pública Orla e o Meio Ambiente
Data: 23 de março
Local: Auditório Águas Claras do Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Horário: 19 horas