Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 15 de março de 2017

SindSaúde: Assembleia geral declara guerra às portarias e instituto no Hospital de Base

Quarta, 15 de março de 2017
Do SindSaúde

Em Assembleia a categoria do SindSaúde declarou, na manhã desta quarta-feira (15), guerra aos desmandos e imposições que visam destruir a saúde pública do Distrito Federal. As portarias 77, 78 e 94 foram execradas pela categoria. Além disso, a reforma da previdência foi reprovada por unanimidade. Servidores ainda repudiaram o governador Rodrigo Rollemberg e ao secretário de Saúde, Humberto Fonseca.
A presidente do SindSaúde Marli Rodrigues alertou a todos, “as portarias 77 e 78 não atingem a todos, mas a 94 sim. Hoje é seu colega que está na berlinda, amanhã é você. Por esse motivo é necessário a união de todos. Esse é apenas o início da turbulência da saúde”. O SindSaúde defende que aquele que estiver errado que o GDF cobre dele, mas não jogar toda uma categoria no mesmo balaio. (Veja aqui a decisão do Conselho de Saúde sobre as portarias)
O presidente do Conselho de Saúde do DF, Helvécio Ferreira, afirmou em reunião, na terça-feira (14) que “por unanimidade a portaria 94 foi derrubada na mesa do Conselho”. Mas uma pergunta fica: e o efeito prático vai funcionar? (Ouça aqui o áudio). Foi aprovada, também, na Assembleia, a judicialização da referida portaria.
O projeto de lei entregue pelo governador Rodrigo Rollemberg à Câmara Legislativa, que pretende transformar o Hospital de Base em instituto, também foi pauta da reunião e condenado por todos. “Esse hospital não pode ser terceirizado, nem entregue às OSs e nem à institutos. O maior hospital do DF e que faz parte da história da cidade não pode de forma alguma ser vendido. Quantos servidores não deixaram a sua saúde, sua juventude para salvar vidas aqui? Esse instituto é uma organização social sim”, afirmou Marli.
Servidores e SindSaúde estão preparando ações para conscientizar à população do problema que esse instituto vai trazer para todos, assim como existem marcas até hoje da Real Sociedade Espanhola, do Instituto Candango e Instituto Zerbini.
O Hospital de Base não vai fazer parte das máfias de institutos e organizações sociais que estão espalhadas pelo Brasil, por isso o SindSaúde junto com os servidores instalaram uma campanha contra a entrega ao Instituto OS. Atenção! Participe do café da manhã em protesto contra o instituto e a entrega do HBDF por 20 anos pelo capital privado, no dia 22/03, às 10h, no Corredor 5 do Hospital de Base.
O governador Rodrigo Rollemberg se fez presente durante toda a Assembleia por meio dos seus mandatários que filmavam e reportavam tudo ao “chefe”.