Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Análise da crise brasileira pelo Papa Francisco teve endereço certo

Quinta, 20 de abril de 2017
Da Tribuna da Internet
Resultado de imagem para papa pobres comunista
Reprodução do site da Pastoral da Juventude

Pedro do Coutto
Em correspondência enviada ao presidente Michel Temer, na qual informa que sua agenda não permite que venha ao Brasil, o Papa Francisco afirma que a crise que nosso país enfrenta não é de fácil solução. No mesmo documento, destacou que os mais pobres são aqueles que costumam pagar o preço mais amargo. A carta, objeto de matérias publicadas em O Globo e na Folha de São Paulo de quarta-feira, foi divulgada no site do jornalista Gerson Camarotti, que entrevistou o Pontífice na última vez que esteve no país. Na Folha de São Paulo, a matéria é assinada por Ana Virgínia Baloucier, em O Globo saiu sem assinatura.

O episódio tem uma importância política muito grande, lendo-se com atenção o texto papal. Diz ele: “Sei bem que a crise que o país enfrenta não é de simples solução, uma vez que tem raízes sociais, políticas e econômicas e não corresponde à Igreja nem ao Papa dar uma receita concreta para resolver algo tão complexo.

PREÇO MAIS AMARGO – Ao abordar a situação social brasileira, acentuou: “Não posso, porém, deixar de pensar em tantas pessoas, sobretudo os mais pobres, que muitas vezes se vêm completamente abandonados e costumam ser aqueles que pagam o preço mais amargo e dilacerante de algumas soluções superficiais para crises que vão muito além da esfera meramente financeira”.

O convite pra que visitasse o Brasil foi formulado no ano passado pelo presidente Michel Temer, para que o Papa Francisco participasse das comemorações dos 300 anos do encontro da imagem de N. S. Aparecida. Também na carta-RESPOSTA, o líder católico afirmou que inclui sempre o Brasil de modo especial em suas orações. Acentuou esperar que a Santa continue a proteger o Brasil e o povo brasileiro.

FORTE ANÁLISE – Pode-se observar nas palavras papais uma certa dose de forte análise do panorama em que se encontra nosso país. E também uma restrição à política na qual o Palácio do Planalto busca uma solução, atingindo os mais pobres. Como é o caso do projeto de reforma da Previdência. O quadro assim definido dá margem também a que se observe com atenção o momento em que o Vaticano liberou a resposta de Francisco, em meio aos depoimentos em série dos delatores na Operação Lava-Jato.

Em março – destaca a Folha de São Paulo – a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil criticou a reforma da Previdência condenando a instituição de qualquer ameaça aos direitos sociais. Agora a CNBB revela que fazemos nossas as palavras do Papa.

Como se vê a posição do Vaticano agora ressaltada pela CNBB tem endereço certo.