Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 22 de abril de 2017

É o caos absoluto! Agora é o Samu DF que vive profunda crise. Falta até acessório indispensável para uso do desfibrilador (ressuscitador)

Sábado, 22 de abril de 2017

Muitas ambulâncias básicas estão paradas no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) por falta de manutenção.


O Samu DF, que já foi referência para todo o país, se encontra agora sucateado. Falta até a indispensável manutenção preventiva e corretiva das viaturas, o que tem deixado muitos veículos fora de combate, pois é combate sim a luta pela vida dos usuários da rede pública de saúde.

Ao Samu também falta insumos básicos, além da injustificável redução do número de profissionais em cada viatura. Eram três profissionais, mas a Secretaria da Saúde reduziu para dois. Isto força muitas vezes as equipes das ambulâncias 'básicas' recorrerem aos serviços dos Bombeiros e das unidades avançadas (UTIs móveis), nos casos em que o quadro do paciente é mais crítico. E o que representa isso? Maior tempo para o atendimento adequado e, consequentemente, um risco elevadíssimo para a vida dos pacientes. São seis unidades avançadas do Samu (UTIs móveis), mas que estão sendo retiradas aos poucos, em razão da falta de manutenção dos veículos.

Falta pás dos desfibriladores
Como pode imaginar o governo do DF que as equipes das ambulâncias do Samu, serviço médico de urgência, consiga dar um excelente atendimento, como anteriormente sempre ocorria, se agora falta até pás do desfibrilador para reanimação cardiopulmonar? E quando essas não faltam, estão com prazo de validade vencida, o que significa, na prática, falta do acessório. E o paciente pode morrer por omissão, incompetência, desídia do governo. 

Nas redes sociais Servidores do SAMU/DF denunciam: 

"Como se não bastasse a desconstrução das emergências fixas, aos poucos vão destruindo o SAMU DF, após a retirada de um técnico de enfermagem de cada viatura, agora também retiraram o DEA" [
Desfibrilador Externo Automático]

Desde ontem as Unidades de Suporte Básico do Gama estão trabalhando sem o DEA!!!"

Objetivo da RCP e uso do DEA 

O objetivo em realizar a Reanimação Cárdio-Pulmonar (RCP) é prover oxigênio ao cérebro e coração até que o tratamento adequado restaure os batimentos cardíacos normais. 'Que gestão é essa que economiza matando usuário?'

Outra denúncia séria que envolve o Samu, como todas as outras, é a que dá conta do estado em que se encontram os ventiladores mecânicos nas salas fixas do Samu, nas unidades hospitalares. E que funcionam como UTIs. É a partir delas que são estabilizados os pacientes e encaminhados a cirurgia ou às UTIs. Se tais ventiladores pararem só restará à equipe médica assistir ao paciente morrer. 

Tão importantes assim, os ventiladores já ultrapassam, segundo denúncias de quem conhece muito bem o problema, o limite das 10 mil horas de funcionamento. Eles operam praticamente 24 horas por dia. A partir das 10 mil horas deveriam sofre  manutenção, ou à substituição. Mas isso não tem acontecido, representando elevadíssimo risco para os pacientes ligados aos ventiladores mecânicos.
 
É o pandemônio!!!

Acorda, governador, tem gente morrendo em razão do caos no Samu!!!

********
Veja no vídeo abaixo a importância das pás do desfibrilador cardíaco. É este tipo de pá que falta ao Samu. Ou o que falta mesmo é vontade, e competência —principalmente competência— para resolver boa parte dos problemas da saúde do DF? É, parece que isso.