Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Termina a greve de professores. Retorno às aulas será na segunda (17/4)

Quarta, 12 de abril de 2017
Professores aprovam o fim da greve, mas aulas só iniciam na próxima segunda, dia 17 de abril.

Do Sinpro

Após 29 dias, professores/as e orientadores/as educacionais encerram a greve geral da categoria, mas só retornam às escolas na segunda-feira (17). A decisão foi aprovada na Assembleia Geral, realizada na tarde desta quarta-feira (12), em frente à Catedral Metropolitana de Brasília.

A greve do magistério público do Distrito Federal termina juntamente com a dos/as professores/as da rede pública de ensino de Minas Gerais. De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE), Distrito Federal, Minas Gerais e Goiás eram as únicas unidades da Federação que ainda prosseguiam com a greve geral da educação deflagrada no dia 15 de março.

“Começamos a greve geral da educação em conjunto com os/as professores/as de Minas e terminamos juntamente com eles, que também retornarão às salas de aula na próxima segunda-feira”, informa Cláudio Antunes, coordenador de Imprensa do Sinpro-DF.

A luta, contudo, continua e a categoria se mantém mobilizada em defesa dos seus pleitos e contra as reformas da Previdência, trabalhista, terceirização e demais retiradas de direitos. Aprovaram um calendário de lutas e a participação intensa da categoria na greve geral nacional no dia 28 de abril.

Quanto à pauta local, o Governo do Distrito Federal (GDF) assinou uma Proposta de Termo de Acordo, resultante das negociações com a Mesa de Negociação Permanente do Sinpro-DF, com sete compromissos, como o de pagar, a partir de julho até dezembro de 2017 as pecúnias da licença-prêmio não gozadas a todos os servidores públicos do DF que se aposentaram em 2016; dar continuidade aos estudos para implantação total do Plano Distrital de Educação (PDE), sobretudo a Meta 17; não implantar as reformas da Previdência e nem a terceirização sem antes firmar um pacto com a sociedade após ampla e transparente discussão; efetuar, em abril de 2017, por meio do Folha Suplementar, o pagamento dos dias descontados em Folha de março; entre outros.