Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 8 de abril de 2017

Urbanismo: Como serão o Park Way, Lago Sul, Norte e Taquari?

Sábado, 8 de abril de 2017
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna
Moradores dos quatro bairros defendem a proteção do verde e dos mananciais de água. Foto de Reynaldo Barbosa Lima

Por Chico Sant’Anna.
A definição do futuro urbanístico do Park Way, Lago Sul, Norte e Taquari começa a ganhar contornos mais claros, pelo menos na visão do governo. Dentre os moradores dos quatro bairros, que guardam entre si a semelhança de possuírem grandes áreas verdes e abrigarem importantes córregos e ribeirões que abastecem o Lago Paranoá, a preocupação maior é em preservar ambientalmente os espaços. Além disso, há o questionamento do uso de residências para atividades comerciais ou mesmo de atividades que possam causar externalidades prejudiciais ao meio-ambiente e a vida social.
O adensamento de áreas com baixa concentração demográfica preocupa lideranças comunitárias. Foto de Reynaldo Barbosa Lima
O governo trabalha com a filosofia urbanística de reduzir deslocamentos. Colocar o trabalho mais perto de casa e, em alguns casos, dentro dela mesma. É uma revisão da filosofia de zoneamento ou setorização que sempre influenciou a lógica urbana no DF. A proposta da nova Lei de Uso e Ocupação do Solo – LUOS é pensada considerando a necessidade de tornar o brasiliense menos dependente do automóvel, já que o transporte coletivo de qualidade inexiste.
Leia a íntegra no Brasília, por Chico Sant'Anna