Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 14 de maio de 2017

A Política candanga como ela é

Domingo, 14 de maio de 2017
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna

 

Por Chico Sant’Anna
Se existe um candidato ao Buriti que já colocou a campanha em campo, esse é o tucano Izalci Lucas. Apesar de a lei não o permitir, Izalci já está em campo em campanha eleitoral, ao lado de Hélio José (PMDB). O primeiro quer ser candidato a governador e o segundo, a senador, e cogita mesmo mudar de partido, saindo do PMDB para o PEN, de forma a garantir a legenda. Nessa empreitada, ambos contarão com o apoio do Partido Social Liberal – PSL, que em 2014 apoiou a chapa Respeito por Brasília, encabeçada por Agnelo Queiroz e Tadeu Filippelli.

Uniforme
É possível que agora a chapa liderada por Izalci e Hélio José venha se chamar Resgatar Brasília. E já tem até uniforme: uma camisa polo, azul, com a Ponte JK como símbolo. (Alô Ministério Público, isso não configura brinde eleitoral e campanha fora de época?) Um time de 200 pré-candidatos a deputado distrital e federal e dirigentes de sete partidos (PSL, PSC, Avante, PSDC, PMB, DEM e PSDB) se reuniram uniformizados, no sábado (06/05), no Hotel Nacional. O grupo já fala em aliança para 2018 com o propósito de ‘Resgatar Brasília’ e de assegurar a eleição do maior número de distritais e federais.
Para evitar que poltornas do Plenário da Câmara ficassem vazias, foi preciso recorrer ao socorro dos bombeiros mirins. Foto de Alex Ferreira -Agência Câmara

Bombeiros mirins
Mas não é sempre que se consegue a casa cheia. Foi preciso recorrer ao grupamento de bombeiros mirins do DF para que a sessão de homenagem aos 57 anos de Brasília não se transformasse num fiasco de público. Convocada pelo líder da bancada do DF no Congresso, deputado Izalci Lucas (PSDB), o evento não atraiu nem mesmos seus pares candangos. Dos onze parlamentares federais, somente o senador Hélio José (PMDB) e Erika Kokai (PT) prestigiaram o evento. Para evitar um dano maior, as 396 poltronas abrigaram o pelotão infantil, evitando uma imagem de plenário vazio.