Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 1 de maio de 2017

Com salários atrasados, UTI de Santa Maria pode parar

Segunda, 1º de maio de 2017
A coordenadora-médica da UTI Adulto do Hospital Regional de Santa Maria, Dra. Jamile Thomé, confirma que o clima está insustentável.
 
Por Marcelo Moura/Foto: Facebook
Do Blog do Sombra
 
Com os salários atrasados, profissionais terceirizados que atuam na UTI do Hospital de Santa Maria podem parar. Na última semana, após o presidente do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal-CRM/DF, Jairo Zapata, e a conselheira Martha Zappalá levarem a situação ao conhecimento do Poder Judiciário, o desembargador James Eduardo Oliveira emitiu decisão que obrigou o GDF a efetuar um repasse, o que fez com que a equipe não paralisasse a operação imediatamente.

 
O risco de parar, no entanto, permanece, uma vez que o parecer era referente a apenas um mês de salário e os médicos e profissionais da equipe multidisciplinar estão há quase três meses sem receber.
 
Nesta semana, nova decisão, a ser tomada pelo juiz Germano Crisóstomo Frazão, da 5ª Vara de Fazenda Pública do Distrito Federal, vai ser fundamental para os quase 100 pacientes internados no HRSM, pois caberá a ele decidir sobre o restante do pagamento aos profissionais.
 
Por ordem do mesmo juiz, os repasses do GDF foram suspensos no final do ano passado. Após reivindicações à Secretaria de Saúde pela regularização dos pagamentos, sem que houvesse um resultado, os profissionais fizeram pedido coletivo de demissão.
 
A coordenadora-médica da UTI Adulto do Hospital Regional de Santa Maria, Dra. Jamile Thomé, confirma que o clima está insustentável. Agora, cabe ao juiz Germano Crisóstomo emitir a decisão que será determinante para a continuidade ou não do atendimento aos pacientes.