Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 16 de maio de 2017

DF: Incêndio em Farmácia de Alto Custo do GDF

Terça, 16 de maio de 2017

Do SindSaúde
Incidente ocorreu na unidade da 102 Sul. Servidores se queixam de que não houve vistoria para a liberação do local

No último sábado (13), um princípio de incêndio que ocorreu na Farmácia de Alto Custo da 102 Sul causa preocupação e desconforto aos profissionais da saúde. Procurada pelo SindSaúde, a Secretaria de Saúde informou que a fumaça foi percebida pelo vigilante de plantão, que conseguiu apagar o fogo rapidamente. O incêndio se alastrou pelo teto e as paredes de uma das salas da unidade, não atingindo o estoque de medicamentos.

Apesar dos insumos não terem sido queimados, não há garantias que a qualidade dos medicamentos não tenha sido prejudicada pela elevação da temperatura, uma vez que não ocorreu a vistoria da Vigilância Sanitária após o acontecido.

O Corpo de Bombeiros constatou que a causa foi um curto circuito nas instalações do aparelho de ar condicionado. Segundo a SES-DF, técnicos realizaram os reparos na rede elétrica.

A Pasta no entanto, não respondeu se houve qualquer vistoria da Vigilância Sanitária e da Defesa Civil para avaliar as condições de trabalho no local e se o mesmo está apto para voltar a funcionar.

Além disso, não houve qualquer verificação das condições de armazenamento e dos possíveis danos por parte da Vigilância Sanitária, subordinada à Secretaria de Saúde. O local não chegou a ser interditado e os servidores queixam-se de tosse, muito provavelmente causada pelos resquícios de fumaça.