Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Nota: "Postura de Jean Wyllys vai contra a história do PSOL"

Quinta, 11 de maio de 2017

O grande fato do dia 10/05/2017 foi o depoimento de Lula perante o Juiz Sérgio Moro em Curitiba. Os ex-governistas estiveram em alvoroço idolatrando seu líder, Lula. Os movimentos sociais controlados pelo PT, como o MST, fizeram atos na capital paranaense em defesa do ex-presidente e defendendo abertamente a sua volta ao Palácio do Planalto. Contaram com o apoio de centrais sindicais como a CUT e a CTB. Essas, ao invés de prepararem uma nova greve geral contra a retirada de direitos e o governo Temer, parecem mais preocupadas na defesa de Lula. De nossa parte, não estivemos e não apoiamos a manifestação pró-Lula em Curitiba. Seguimos de acordo com o programa e os princípios pelos quais o PSOL foi fundado, exigindo a punição de todos os envolvidos em corrupção e que o dinheiro roubado seja devolvido aos cofres públicos.

Porém, o apoio a Lula não parou por aí. O que motiva essa breve nota, foi a postura do deputado federal do PSOL do RJ, Jean Wyllys, que alterou sua foto de perfil pessoal para a foto de Lula, uma atitude que vai de encontro à história e às bases fundacionais de nosso partido, dessa forma completamente desrespeitosa com a nossa história. Jean já tem um histórico de relação com o petismo. Os abraços à Dilma na campanha de 2014 em plena televisão, também jogaram contra nossa história.

Vale lembrar, o PSOL foi fundado justamente porque não aceitamos fazer parte do jogo da governabilidade lulista, cuja relação espúria com a Odebrecht era uma das expressões. O favorecimento de diversas empresas, que comandaram as obras públicas em troca de multimilionários apoios eleitorais ao PT, foi uma das grandes marcas de Lula no governo. Ao não aceitarmos esse jogo e nem votarmos pela retirada de direitos históricos da classe trabalhadora por parte do governo de Lula, ele mesmo comandou, junto com a cúpula petista, a punição de parlamentares, inclusive, a expulsão de Luciana Genro, Babá, Heloísa Helena e João Fontes do PT. Assim, nasceu o PSOL.

Temos certeza de que não podemos vincular o nosso partido à figura do ex-presidente, que governou para as elites nacionais e internacionais e já está em campanha eleitoral para voltar ao comando do país em 2018. O PSOL já votou corretamente que terá candidatura própria e não apoia o projeto Lula 2018.

Desde já rejeitamos a postura pró-Lula de Jean Wyllys e reafirmamos nosso compromisso de construção de uma alternativa política para as trabalhadoras, trabalhadores e população brasileira em geral, o que para nós significa derrotar o atual governo Temer e suas medidas, mas também derrotar Lula e a volta de seu projeto ao poder.
                    
Corrente Socialista dos Trabalhadores – CST  (Psol)
Liberdade e Revolução Popular - LRP 
(Psol)

Fonte: https://pt-br.facebook.com/cstpsol/