Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 13 de maio de 2017

Quais são os maiores partidos do DF, em 2017?

Sábado, 13 de maio de 2017
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna
Pelo segundo ano consecutivo, o PSDB se coloca como a maior agremiação no DF, em termos de filiados, mas o Psol apresenta um crescimento de 17,2% de novos membros. Os dados são da Justiça Eleitoral

Por Chico Sant’Anna
Faltando pouco mais de um ano para as eleições de 2018, os Tucanos vêm se consolidando como o partido com o maior plantel de filiados na Capital Federal. Os números referentes a abril deste ano, após o fechamento da janela de filiação partidária do TRE, aponta que o PSDB-DF reúne 28.085 filiados. Se, de um lado, o partido tem o maior contingente, de outro, apresentou um crescimento tímido, em relação a outubro do ano passado: apenas 0,66%. Em termos proporcionais, o PSOL-DF, mesmo estando fora do poder, foi das agremiações que mais cresceram em relação a outubro de 2016, 17,2%.

Do outro lado da tabela, o Partido da Causa Operária, com 38 filiados, e o Partido da Mulher Brasileira, com 34 membros, continuam sendo os menores partidos locais. Dos 35 partidos existentes no DF, apenas 11 ampliaram seus quadros. Dois mantiveram o mesmo contingente (PMDB e PCO) e os demais tiveram redução de filiados. O Distrito Federal tem um baixo percentual de eleitores filiados a qualquer partido político. Segundo a Justiça Eleitoral, em abril de 2017 eram 191.043 pessoas, contra a existência de 1.984.301 eleitores. Ou seja, em cada cem eleitores, menos de dez (9,62%) estão filiados.

Leia a íntegra no Blog Brasília, por Chico Sant'Anna