Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Sinfonia dos Direitos

Segunda, 22 de maio de 2017


No próximo dia 28 de maio, domingo, às 16h, o estacionamento entre a Funarte e a Feira da Torre estará sediando um novo acontecimento cultural e histórico: a Sinfonia dos Direitos. A nova monumental obra musical, de autoria do maestro Jorge Antunes, estará sendo estreada no mesmo local em que, em 1984, foi apresentada a já histórica Sinfonia das Diretas.

O grande evento é apresentado pela ADUnB, Associação dos Docentes da Universidade de Brasília e outros sindicatos.


Tal como a Sinfonia das Buzinas (das Diretas), de 33 anos atrás, a Sinfonia dos Direitos também contará com uma orquestra de buzinas. Para tanto, o maestro Antunes já arregimentou e catalogou 50 veículos, automóveis e motocicletas, todos com suas notas musicais aferidas.

A Sinfonia dos Direitos é uma obra musical de longa duração (cerca de 40 minutos), composta pelo maestro Jorge Antunes. A obra, arte engajada politicamente, é, segundo o maestro, a estetização das lutas e reivindicações atuais do povo brasileiro.

Nos textos cantados pelo coro e falados pelo declamador, são combatidas as reformas que o governo corrupto e golpista quer implementar, e também são reivindicadas eleições diretas já.

A composição musical é escrita para um coral, flauta, clarineta, percussão, violões, tiorba, bateria, bombardino, tuba, ritmistas da Aruc, guitarra elétrica, baixo elétrico, cordas, orquestra de buzinas de automóveis e sons eletrônicos pré-gravados.

Os 50 automóveis e motos estarão distribuídos no estacionamento, como uma orquestra: o maestro dirigirá os “buzinistas”, coordenando o toque das buzinas de modo concatenado às intervenções musicais do coro e do conjunto musical. Melodias foram elaboradas com as buzinas.

O coro e demais músicos, com o maestro, ficarão sobre um palanque, tipo palco coberto, de dimensões 10mX6m, montado no próprio estacionamento, no asfalto à beira da calçada, do lado da Funarte, de frente para os carros dispostos no estacionamento.