Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Temer está mais fora do que dentro! Lembrei da viúva Porcina!

Sexta, 19 de maio de 2017
Do Blog da Cida

 Por Cida Torneros*
"A que foi sem nunca ter sido". Ela era a viúva Porcina. Personagem inesquecível de Roque Santeiro, novela de Dias Gomes, cujo enredo era uma grande metáfora do nosso próprio país.  Sucesso de audiência com elementos caracterizados mostrando o quanto o poder é corrupto e ambicioso. Sinhozinho Malta vivido na época por Lima Duarte é o retrato de tantos senhores que se acham detentores do comando de gado que pode ser o povo.

Michel Temer é como Porcina. Foi Presidente sem nunca ter sido. Aliás tentou ser. Não conseguiu nem popularidade e nem credibilidade. Mas se equilibrou num Congresso composto de muitos Sinhozinhos Malta e algumas viúvas Porcinas.

Propôs reformas de interesse das elites sem ouvir com atenção o anseio de uma população que não o engoliu. Quem paga o Pato? A FIESP? Ora , o Povo, evidentemente. Sua base "aliada"escafedeu-se nos plenários tão logo foi informada da delação premiada dos irmãos Batista. Estes sim, fizeram o dever de casa direitinho. Embora no papel de corruptores e pagantes, recorreram à Justiça e foram acompanhados e rastreados. Obtiveram inclusive autorização para sair do Brasil. Sua indústria é a maior contribuinte de campanhas eleitorais via legal e escorregou na ilegalidade ou achaque tão comum entre nossos pseudo representantes sem caráter.

Não importa o partido. Há décadas eles se acostumaram ao toma lá dá cá do rodízio eleitoral.

Fora Temer virou frase repetida. Jargão.  Parecia brincadeira infantil.

O talzinho seguiu esticando dedos e de costas eretas andou pelo mundo atuando como o Salvador da Pátria amada. Agora, provas cabais o forçam a renunciar ou passar por impeachment.  Talvez o povo e a crise nos empurrem para novas eleições diretas. O menino Neves correu mas sua irmã já foi presa.

Diretas já foi um movimento onde Tancredo Neves teve papel exponencial.

O novo "diretas já " deve ter um ator principal e ele se chama Zé Povinho.

Os irmãos Batista tem mais de 50 indústrias de processamento de frango e carne nos EUA.

A carne é nossa. Nela é que dói a fome. Nela é que dói o frio do desamparo. Na carne (que não tem a marca Friboi) está outro tipo de cicatriz. A vergonha de termos confiado em criaturas tão indignas.

Mas, como diria o baiano...Viva o povo brasileiro... Fora Temer. Fora Cunha. Fora Lula. Fora Dilma. Fora FHC. Fora Sarney. Fora Aécio.  Fora foro privilegiado. Fora gente exploradora.

Nosso grito é de justiça.

Queremos votar em gente séria.  Onde estão os honestos desta nação?

Cida 

========
*Cida Torneros é jornalista, blogueira e escritora