Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Moro condena Palocci a 12 anos de prisão por corrupção e lavagem

Segunda, 26 de junho de 2017
Foto: EBC

Francenildo, o caseiro que denunciou a mansão da pouca vergonha, deve estar hoje com a alma lavada. Ele ficou conhecido ao denunciar que o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci frequentava uma mansão no Lago Sul para reuniões com lobistas. Palocci, depois da denúncia, violou o sigilo bancário de Francenildo.
===========



Do Metrópoles
Por Douglas Carvalho
O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas ações da Operação Lava Jato na primeira instância, condenou o ex-ministro Antonio Palocci (Casa Civil e Fazenda) a 12 anos e dois meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele está detido desde setembro do ano passado. A sentença é desta segunda-feira (26/6).
Há outros 13 réus no mesmo processo. Entre eles, o ex-assessor de Palocci, Branislav Kontic, e o empresário Marcelo Odebrecht. Eles respondiam por corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro. As informações são do G1.
A ação penal investiga se Palocci recebeu propina para agir em favor do Grupo Odebrecht, de 2006 a 2013, interferindo em decisões tomadas pelo governo federal. Ele é acusado de intermediar valores pagos pela empreiteira ao PT. Ex-executivos da construtora relataram que o codinome “Italiano”, que consta de uma planilha ao lado de altas quantias, se referia a Palocci.O esquema teria movimentado ao menos US$ 10 milhões.
O ex-ministro, no entanto, nega o apelido. Nas alegações finais, os advogados de Palocci indicaram inconsistências nas delações premiadas de ex-executivos da Odebrecht e solicitaram a absolvição do ex-ministro. O MPF, por sua vez, reforçou o pedido de condenação de Palocci e dos outros réus.
Prisão
Palocci foi preso na 35ª fase da Lava Jato, batizada de Omertà e deflagrada em 26 de setembro do ano passado. Ele cumpre pena no Paraná. O petista foi denunciado uma vez por corrupção passiva e 19 vezes por lavagem de dinheiro.

No mesmo processo, também foram condenados:
Marcelo Odebrecht: corrupção ativa e lavagem de dinheiro
Eduardo Costa Vaz Musa: corrupção passiva
José Carlos de Medeiros Ferraz: corrupção passiva
João Vaccari Neto: corrupção passiva
Renato de Souza Duque: corrupção passiva
Hilberto Mascarenhas: lavagem de dinheiro
Fernando Migliaccio da Silva: lavagem de dinheiro
Luiz Eduardo da Rocha Soares: lavagem de dinheiro
Olívio Rodrigues Júnior: lavagem de dinheiro
Marcelo Rodrigues: lavagem de dinheiro
João Santana: lavagem de dinheiro
Mônica Moura: lavagem de dinheiro

=========
Leia mais no Blog do Sombra:

Palocci é condenado a 12 anos de reclusão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro na Lava Jato