Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 12 de junho de 2017

O Supremo tem que moralizar a vergonhosa imoralidade do TSE

Segunda, 12 de junho de 2017

Da Tribuna da Imprensa Sindical

Por Helio Fernandes

Ha mais de 40 anos estranho o fato do mais alto tribunal do país, julgar ações, que deveriam ser começadas e terminadas na primeira instancia. O Supremo é um tribunal constitucional, na definição, "o guardião da Constituição". Mas perde tempo precioso examinando litígios sem a menor importância

Agora se coloca ou deveria se colocar diante do Supremo, a decisão sobre o fato que atinge e surpreende toda a comunidade: enquadrar constitucionalmente um presidente da Republica, que cometeu uma serie de crimes, que impossibilitam a sua permanência dirigindo o país. Crimes de corrupção, mentiras, a falta de idoneidade, a obstrução da Justiça, por saber que não escapará.

Depois de tudo isso, exatamente no fim do dia do "julgamento" do TSE, surge a denuncia provada e comprovada: "Temer colocou o serviço secreto na trilha de devassar a vida de um Ministro que será relevante no seu julgamento". Temer será julgado pelo Supremo, atendendo denuncia do Procurador Geral. Mas antes, a vergonha e a decisão escabrosa do TSE, terão que ser revistas pelo Supremo.

O PSDB, autor da ação para cassar a chapa, já deveria estar preparando o recurso contra a abominável  patifaria dos 3 juristas de segundo time, comandados por Gilmar Mendes, o fanfarrão do dia seguinte. Mas o PSDB, estraçalhado moral e eticamente, tenta se agarrar a alguns cargos. Ma o sub-Procurador Nicolau Dino, que funcionou magistralmente no TSE, tem a obrigação de recorrer ao Supremo, para a decisão definitiva.

Para alertar e esclarecer a comunidade, vou adiantar e revelar o que acontecerá no Supremo, depois do voto dos 11 ministros .Começarei pelos 3 que já votaram e obviamente confirmarão os votos. Continuando na ordem de chamada do próprio Supremo. Vejamos. Portanto, 7 a 4

Gilmar Mendes- Absolvição
Luiz Fux-Condenação
Rosa Weber-Condenação
Alexandre Moraes-Absolvição
Edson Fachin-Condenação
Roberto Barroso-Condenação
Lewandowski -Absolvição
Dias Toffoli-Absolvição.
Marco Aurelio-Condenação
Celso de Mello-Condenação
Carmen Lucia-Condenação

Portanto, 7 a 4 devolvendo a credibilidade ao Judiciário. Mesmo que houvesse equivoco de 1 voto na apreciação, o que não ocorrerá, a vitoria da credibilidade seria obtida por 6 a 5.O único perigo: o Supremos esta impedido de examinar o julgamento do TSE. Como tramam nos bastidores.