Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Politítica rasteira: Aqui a velha prática já cansou

Sexta, 23 de junho de 2017
Do Blog do Sombra
Politítica rasteira: Aqui a velha prática já cansou
O governador se elegeu prometendo inaugurar um novo tempo na relação entre os poderes, mas o que se vê é a máquina se movendo para todos os lados.
Por Miguel Lucena – Delegado da PCDF e Jornalista
Sem entrar no mérito da decisão que alterou a natureza do Hospital de Base de Brasília (HBB), chamou atenção a falta de debate sobre o conteúdo da proposta entre os políticos.

Vimos a liderança dos médicos defendendo a manutenção do HBB estatizado, como principal hospital do sistema de saúde do Distrito Federal, o governador Rodrigo Rollemberg jogando pesado para terceirizar a gestão, como saída para o caos vivido no setor, e o deputado Chico Vigilante destacando que o HBB era a única coisa que prestava no DF.

No mais, os bastidores fervilharam, nos últimos dias que antecederam a votação que aprovou a entrega o Hospital de Base a uma Organização Social de Interesse Público, com a maioria dos parlamentares interessada não no conteúdo da proposta, mas na página 2 do Diário Oficial.

Quando algum parlamentar reclama que o governo não dialoga – e se queixavam muito de Hélio Doyle, quando ele era secretário da Casa Civil, embora recebesse parlamentares, empresários e sindicalistas o tempo inteiro -, quer dizer não que falte conversa, mas que não se dá nada em troca do voto na Câmara Legislativa.

Há um vício encrustado na prática legislativa de Brasília. Ninguém faz nada de graça. O eleitorado percebeu e também não deixa por menos, não movendo uma palha por ninguém que não seja através de serviços remunerados, como se colocasse em prática uma política indireta de distribuição de renda.

O governador se elegeu prometendo inaugurar um novo tempo na relação entre os poderes, mas o que se vê é a máquina se movendo para todos os lados, ora massacrando adversários, ora amaciando o coração dos políticos mais carentes e até mantendo aliados ocultos, como gente da esquerda que diz ser oposição mas comanda administrações regionais.

A delegada Jane Klébia caiu da Secretaria da Criança porque um deputado foi ao governador e pediu sua cabeça. Depois, quando o governador precisou dar um chega-pra-lá no deputado Raimundo Ribeiro, convidou a mesma delegada para assumir as administrações de Sobradinho, Sobradinho II e Fercal. Com um trabalho sério e dinâmico, quando ela emplacou e pensou em voos mais altos, a política rasteira a derrubou novamente, e o governador nem pediu desculpas a ela, deixando-a no chamado corredor da Polícia Civil.

De uma coisa eu tenho certeza: quando a injustiça é grande, a cobrança divina vem em dobro.

A velha política já cansou. E o povo está como urubu novo quando vê gente: engulhando.