Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Presidente do SindSaúde alerta deputados do DF para a roubalheira na saúde do Maranhão, o que também pode acontecer em Brasília se aprovado o tal do Instituto HBDF

Segunda, 12 de junho de 2017
Do SindSaúde
A presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Brasília, Marli Rodrigues, disse que o sistema de corrupção na saúde do governo do Maranhão, desmontado pela PF e exibido neste domingo (11), pelo programa Fantástico, pode acontecer o mesmo, caso os deputados distritais aprovem, nesta terça-feira (13), o projeto do governo de Brasília que deseja transformar o Hospital de Base em instituto a ser gerido por uma Organização Social
Para a sindicalista, os Estados que optaram por terceirizar a Saúde Pública por meio de OS,s (Organizações Sociais) terminaram por construir enormes fossos de corrupção onde milhões de reais, dinheiro que deveria ser empregado em benefício da saúde da população, servem apenas para alimentar verdadeiras quadrilhas especializadas no desvio do dinheiro público.

Marli citou casos de corrupção no sistema de saúde do Rio de Janeiro, Goiás, Amazonas e o caso mais recente ocorrido no Maranhão.
O caso que foi matéria de destaque no programa Fantástico da Globo revela que investigações feitas pela Polícia Federal na “operação sermão dos peixes” apontam que o Instituto de Desenvolvimento e Apoio à Cidadania (IDAC), uma organização social sem fins lucrativos, recebia milhões de reais dos cofres públicos, repassados pela Secretaria de Estado de Saúde do Maranhão.
A verba se destinaria à administração de algumas unidades hospitalares estaduais. No entanto, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) detectou uma grande quantidade de saques vultosos e em espécie realizados por um funcionário da organização social.
Os saques chegavam a R$ 200 mil. Após a deflagração da primeira fase da Operação Sermão aos Peixes em novembro de 2015, os investigados passaram a fragmentar essas movimentações financeiras na tentativa de ludibriar o monitoramento pelos órgãos de controle.
“É exatamente isso que o governador Rodrigo Rollemberg deseja fazer nos hospitais de Brasília, a exemplo do Hospital de Base, um hospital que é referência em Alta Complexidade, que pode cair no esgoto da corrupção”, reagiu Marli Rodrigues.
Ela conclama a população de Brasília a acompanhar o voto de cada um dos 24 deputados distritais nesta terça, durante a apreciação do projeto de lei Projeto de Lei nº 1.486/2017, que transforma o Hospital de Base de Brasília em Instituto.
“Agora é que vamos ver quem está do lado da corrupção e quem verdadeiramente está do lado da população que precisa de atendimento a saúde”, disse Marli Rodrigues.
Fonte: Radar DF