Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 25 de junho de 2017

Proibidos de usar calções, motoristas de ônibus vestem saias

Domingo, 25 de junho de 2017
do Esquerda.Net

Mediante o aumento da temperatura, que chegou a atingir esta semana os 38 graus em Nice, e após terem sido impedidos de usar calções, seis motoristas de autocarro [veículo de transporte coletivo, ônibus] franceses decidiram vestir saias durante o trabalho.

"Pedimos para usar roupa mais adequada às altas temperaturas, mas foi-nos dito que não podíamos usar calções. Como as saias estão autorizadas estamos a usar saias", explicou o motorista Didier Sauvetre, delegado sindical, ao jornal local Press Ocean.
Segundo outro motorista da empresa CFDT Sémitan, o pedido para usar calções tem vindo a ser recusado desde 2013. "Os escritórios dos nossos chefes têm ar condicionado, o que não é o caso da maioria dos nossos veículos", assinalou.
Os trabalhadores foram alvo de uma onda de apoio nas redes sociais, e a empresa acabou por autorizar, na quinta-feira, o uso de calções.
Esta iniciativa não é inédita: Em Exeter, no Sudoeste de Inglaterra, um grupo de alunos da academia ISCA pediu autorização à direção do estabelecimento de ensino para usar calções. Vendo-se impedidos de alterar o uniforme, constituído por camisa, gravata e calças, os adolescentes passaram a ir para a escola de saia.
Em Buckinghamshire, uma província no sul do Reino Unido, um trabalhador de um call center foi mandado para casa após ter ido trabalhar de calções. Na rede social Twitter, Joey Barge escreveu: “se as mulheres podem usar saias/vestidos para o trabalho, porque não posso utilizar calções?”
O seu protesto levou à alteração da política de vestuário da empresa: “Devido às altas temperaturas, é permitido aos homens que trabalham no escritório utilizar calções”, que devem ser “pretos, azuis escuros ou bege”, lê-se num email que foi enviado ao trabalhador, que o mesmo partilhou nas redes sociais. 



Ver imagem no Twitter
Ver imagem no Twitter