Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Sinpro cobra e GDF apresenta data para pagar pecúnias e rebate acusações sobre déficit no Iprev

Quarta, 14 de junho de 2017
Do Sinpro DF
Em reunião realizada na tarde desta terça-feira (13), no Palácio do Buriti, com a comissão de negociação do Sinpro-DF, o secretário da Fazenda, Wilson de Paula, e o chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio, confirmaram o início do pagamento da pecúnia da licença-prêmio dos aposentados de 2016 entre os dias 18 e 21 de julho.


Participaram também, da reunião, o subsecretário das Relações de Trabalho e do Terceiro Setor, Márcio Gimene, e Adler Anaximandro Alves, presidente do Iprev. Na pauta da reunião, os dois pontos: pagamento da pecúnia da licença-prêmio e a situação do Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev).

Os representantes do Governo do Distrito Federal (GDF) informaram que a metodologia para pagamento da pecúnia da licença-prêmio será semelhante à anterior em que os pagamentos foram executados de forma integral para cada um que receber o direito e efetuados em ordem cronológica, obedecendo a ordem da publicação das aposentadorias.

Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev) – Na segunda parte da reunião, os representantes do GDF atenderam à pauta da comissão de negociação que, em reuniões anteriores, cobrou transparência e explicações sobre os recursos financeiros do instituto por causa dos rumores de que havia problemas de ordem financeira em relação ao Iprev.

Rumores davam conta de que, em decorrência da primeira operação, que foi a retirada de mais de R$ 1,2 bilhão dos recursos do Iprev, em 2015, e, posteriormente, a retirada de quase R$ 500 milhões, em 2016, o instituto estaria deficitário.

Adler Alves foi convidado para explicar a real situação do instituto. Ele disse que, hoje, o Iprev continua superavitário e que os imóveis, resultado da primeira operação, já são considerados ativos a receber e isso ocorre porque ainda não foram incorporados por causa da falta de avaliação dos valores desses imóveis.

Informou também que as ações do BRB ainda não foram repassadas para o Iprev porque precisa de uma avaliação do valor do banco a partir de um processo de licitação com as empresas avaliadoras. Alves disse ainda que as empresas que irão avaliar as ações do BRB deverão ser escolhidas até o fim deste mês. E, somente a partir disso, as ações do banco serão repassadas ao Iprev.

A comissão ressaltou a importância de o Iprev ter mais frequência e transparência nas informações prestadas e que o sindicato irá acompanhar de perto todo o processo de incorporação dos imóveis bem como a transferência das ações do BRB, uma vez que o instituto é dos servidores públicos do DF.