Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 20 de junho de 2017

Temer—Putin

Terça, 20 de junho de 2017
Do Blog Oficial do Jornal da Tribuna da Imprensa
Helio Fernandes

O AINDA presidente brasileiro, ansioso por conhecer o presidente da Rússia. Pela idade (77) já devia saber o perigo de se aproximar do carrasco da KGB. Durante 20 anos da União Soviética, mandava e desmandava draconianamente no país de 300 milhões de habitantes.

Em 1991, quando a União Soviética desapareceu, muito por causa de homens como ele, foi expulso do poder. Mas por pouco tempo, 9 anos .Em  2000 voltou com toda força, ha 17 anos é o personagem mais poderoso do pais, intervindo até na eleição de vários outros. 

Só quer o poder para destruir. Na Rússia não existe reeleição, mas ele é  quem manda em tudo. Com o poder que tem, conseguiria aprovar facilmente a reeleição. Mas não quer para humilhar a todos. Então inventou essa formula humilhante e desonrosa. Fica 5 anos como presidente, outros 5 como primeiro ministro. 

Criou um cúmplice, que é o fantoche de Putin, e troca de lugar com ele, alternadamente. Não manda nada, num cargo ou no outro. Não pode andar na rua, é ridicularizado, nas raras vezes em que aparece. Surgiu agora um homem corajoso para enfrentar Putin em 2020, num comício, foi preso por 30 dias. Pura intimidação

Sem falar na corrupção, dizem que tem fortunas depositadas no exterior. E quem protesta, é preso ou tem que ir viver fora do pais. Como aconteceu com Kasparov, varias vezes campeão mundial de xadrez. A impopularidade do ex-carrasco da KGB, é cada vez maior. A Copa das Confederações da FIFA, que começou a ser disputada na Russia, fracasso total.

Os estádios vazios, o povo não comparece, apesar de gostar de futebol, e a Copa estar sendo disputada por grandes países. A Copa do Mundo de 2018 (falta exatamente 1 ano), só tem um terço dos estádios prontos, o povo não quer trabalhar. Pelo jeito, mais fracasso.

Apesar de ficarem juntos apenas 1 dia, a intimidade entre eles, será instantânea. Não têm caráter, escrúpulos, moral, dignidade. Só pensam em ficar no poder. Putin tem mais 3 anos de sobrevida, até lá não ha jeito de derrubá-lo. Para Temer, que já está viajando, o fracasso se aproxima em alta velocidade. Não sabe o que o espera na volta.

O depoimento de Joesley, ainda não revelado, é 10 vezes mais assustador (para os dois)  do que saiu na Época.