Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 17 de julho de 2017

30 de julho: Ceilândia recebe tradicional Passeio Ciclístico da ONG Rodas da Paz, com o tema que pede redução da velocidade máxima das vias do DF

Segunda, 17 de julho de 2017 

Imagem: flickr.com 
https://www.flickr.com/photos/rodasdapaz/sets/72157672776799905

Fonte: Ana Júlia Pinheiro 
O Passeio Anual Rodas da Paz é um evento para promover a causa da paz no trânsito e reforçar o compromisso do governo com melhorias nas condições de mobilidade urbana sustentável e uma maior conexão com a cidade. O evento também conta com a presença de ciclistas, patinadores, skatistas e corredores. As inscrições para participar são gratuitas e estão abertas desde segunda-feira (10/7).

“Sem pressa todo mundo chega bem”. O tema do 15º Passeio Anual Rodas da Paz ressalta a importância da redução da velocidade máxima das vias urbanas como um fator decisivo a promover a redução da violência no trânsito. Em Brasília, há diversas vias urbanas com limite de 80 km/h. Estudos mostram que em um acidente a 64km/h, 85% dos pedestres atingidos morrem e nenhum sai ileso. A 32km/h, 5% morrem e 30% sobrevivem ilesos. Velocidades mais baixas significam um trânsito mais seguro e humano. Mais zonas 30 signicam mais ruas para as pessoas.  O Código Brasileiro de Trânsito garante o compartilhamento das vias entre veículos motorizados e não motorizados, e determina que o maior deve proteger o menor. A frase tema aponta justamente para a importância da boa convivência entre todas as pessoas usuárias da via, sejam elas motoristas, motociclistas, ciclistas ou pedestres de qualquer idade. Todos desejam alcançar seus destinos em segurança. O evento deve reunir 5 mil pessoas no dia 30 de julho. A Estação de Metrô de  é o local de concentração, a partir das 8h da manhã, com saída às 9h.


Segundo números oficiais do Detran, considerando todas as vias do Distrito Federal e ocorrências de violência no trânsito com vítimas fatais, apenas em 2017 (com dados até maio) foram 91 ocorrências, sendo que 10 delas envolveram ciclistas. Em 2016 foram 392 ocorrências e 19 ciclistas envolvidos. Metade dessas ocorrências ocorrem em vias urbanas.

Tradicionalmente realizado na Esplanada dos Ministérios, esse ano o evento ocorrerá na maior cidade do DF, que conta com muitos usuários de bicicleta, a Ceilândia. Essa mudança reforça o entendimento de que a Rodas da Paz realiza um diálogo em prol da segurança no trânsito em todo o DF. A mudança de cidade foi demandada por muitos participantes, após uma pesquisa realizada pela ONG. E o local mais votado foi Ceilândia.

O objetivo do evento é promover o uso da bicicleta, que é barata, de fácil acesso, não poluente e saudável. O passeio é aberto ao público de todas as idades, agregando ciclistas já habituados com a prática e também iniciantes. O circuito será curto e plano, com menos de 10km e poderá ser realizado com adultos e crianças.

Haverá sorteio de brindes, em especial para as pessoas que chegarem no horário. Haverá também distribuição de material informativo e ações educativas para o trânsito, promovidas pela Diretoria da Educação de Trânsito do DETRAN.

Não esqueça de se preparar para o passeio. Faça a revisão da bicicleta, passe filtro solar e leve garrafa d'água. A CAESB vai providenciar água para os participantes encherem as garrafas antes da saída. O metro autoriza o transporte de bicicletas no último vagão. Orienta-se o uso do cartão flex para carregar o valor de mais de uma viagem e evitar filas nas estações.

No dia do passeio, publique suas fotografias pelo Facebook com a hashtag #RodasdaPaz. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site www.rodasdapaz.org.br. Compartilhe esta ideia! “Sem pressa todo mundo chega bem”, e mais feliz. Trabalhe essa ideia.

Serviço: Passeio Anual Rodas da Paz 2017
Concentração: a partir das 8h do dia 30/07 (domingo)
Local: Em frente à Estação de Metro 
Trajeto tradicional: Av. Hélio Prates (10 km) (a confirmar) 
Inscrições: www.rodasdapaz.org.br até 29 de julho
Fotos do Passeio de 2016 para divulgação: https://www.flickr.com/photos/rodasdapaz/albums/72157672776799905
Realização: Rodas da Paz
Patrocínio: Secovi-DF
Apoio: Administração Regional de Ceilândia, GDF, Cult 22 e Cultura FM, Sabin, Transamérica.