Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Gama: Bomba pode explodir a qualquer momento na Praça do Cine Itapuã causando grandes estragos e gemidos do governo de Brasília


“A praça, a praça é do Povo! 
Como o céu é do Condor! 
É antro onde a liberdade 
Cria a águia ao seu calor!”  (Casto Alves)


O local é conhecido como a Praça do Cine Itapuã, apesar de ter recebido mais recentemente o nome do grande poeta repentista Lourival Bandeira, que morou e morreu no Gama. Tempos bons o do velho, e há muito tempo desativado, cinema que funcionou na praça. Filmes de aventuras, de ficção, fitas policiais, chanchadas, peças teatrais, boas histórias, e os sucessos dos filmes do Afonso Brazza, o cineasta brasiliense. Mas a cidade, e não só a cidade, e sim o DF inteiro, possivelmente assistirá um ‘filme realidade’, com tramas de deixar cair o queixo de qualquer viva alma deste Planalto Central.

Recentemente teve início uma tal revitalização da Praça do Cine Itapuã. Derrubaram árvores, arrancaram grama, ‘plantaram’ cimento. A praça não ficará tão bonita quanto era, afinal trocar vida por cimento é coisa triste. Mas aqui vamos tratar de outro assunto. Não das árvores nativas que foram serradas, da grama que foi arrancada, dos joões-de-barro que foram despejados de suas casas e fugiram.

Esta pequena nota tem o objetivo de alertar a população para um estrondo que breve deve ser ouvido lá pras bandas da Praça do Cine Itapuã. Trata aqui da bomba que está prestes a estourar na praça. Estrondo que será sentido também numa outra praça. Na Praça do Buriti. Então, caros leitores, ao ouvir o estampido, não achem que chegaram os tempos dos trovões que vêm dos céus. Será o estampido dos subterrâneos.

Já dizia o poeta Castro Alves, que a praça é do povo como o céu é do condor. E sabemos que também é do povo o dinheiro usado em ‘revitalização’ de praças.

No processo da revitalização da Praça do Cine Itapuã, mais de DUAS MIL páginas. Quem já viu —e analisou—a documentação diz que enxergou possíveis irregularidades. Uma bomba!

A espoleta já está sendo aquecida e a bomba deve explodir brevemente, mais breve do que possamos imaginar, espalhando cacos pra tudo que é lado. Quem deve detonar o explosivo? O PT. O partido no Gama está de posse de cópia da íntegra do processo. Onde constam entre outras coisas, claro, os pagamentos já feitos a título de revitalização, coisa pra lá dos R$300 mil. Farejadores do PT estão debruçados sobre cada ponto, cada detalhe, analisando cada tijolo montado no processo. Farejando e olhando com lupa potente.

E há informações de que também já detectaram inúmeras possíveis irregularidades no contrato/execução da obra da praça do Cine Itapuã. O partido está elaborando um relatório sobre o caso e em breve,  e também mais breve do que se possa imaginar, divulgará uma nota à sociedade do DF e em especial, claro, à comunidade do Gama.

Aguardemos, então, o estrondo. E também o deslocamento de ar e, quem sabe, de pessoas.

Se vocês, leitores, não ouvirem o estrondo é porque aconteceu como na música 'As Profecias', do Maluco Beleza, o meu conterrâneo Raul Seixas: "Sem um estrondo, mas com um gemido". 
Foto: Taciano / Gama Livre — 28/7/2017