Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 22 de julho de 2017

LUOS: Pesquisa da Codeplan revela rejeição à atividade comercial nas residências

Sábado, 22 de julho de 2017
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna
Na última audiência pública, realizada na Ceilândia, entidades comunitárias dos três bairros expressaram suas rejeições à proposta do GDF.
Moradores do Lago Sul, Norte e Park Way são majoritariamente contra a atividades econômicas no interior das residências. Temem uma deterioração ambiental e da qualidade de vida.
Por Chico Sant’Anna
Por essa o GDF não esperava. Acreditando que a opinião das entidades comunitárias que vem acompanhando o debate nas mudanças das regras urbanísticas do Distrito Federal não representasse a opinião da população de Brasília, o GDF encomendou à Codeplan uma pesquisa de Opinião. A pesquisa realizada pela própria Codeplan com moradores de diversas regiões administrativas, reforçou, contudo, o que já vinha sendo verbalizado nas audiências públicas da LUOS.
Moradores do Lago Sul, Norte e Park Way defendem a ideia original de Lúcio Costa que dividiu a cidade em setores e não querem que seus bairros se transformem em áreas onde as atividades econômicas podem ser desenvolvidas nas residências. Esse também vem sendo o posicionamento da comunidade do Taquari, embora a pesquisa não tenha apresentado dados tabulados em separado daquele bairro.
Dentre os moradores desses bairros, 90% estão satisfeitos ou muito satisfeitos do local onde vivem, contra 71% nas demais RAs. Nessas três localidades, em 94% dos lares não há qualquer tipo de atividade econômica, seja ela comércio, serviço ou mesmo indústria. E esse vem sendo um ponto de discórdia entre governo e sociedade.