Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 30 de julho de 2017

MP investiga quem tem crachá da CLDF sem ser funcionário da Casa

Domingo, 30 de julho de 2017

Procuradores de Contas e do Trabalho apuram como pessoas sem vínculo com o Legislativo conseguiram acesso a setores e até documentos
Por Suzano Almeida/Rafaela Felicciano/Metrópoles
E Blog do Sombra
Dois órgãos de controle externo do Distrito Federal apuram casos de favorecimento, com a liberação de credenciais da Câmara Legislativa, para pessoas sem qualquer tipo de vínculo formal com o Legislativo brasiliense. Os ministérios públicos do Trabalho (MPT) e de Contas (MPC) querem saber o motivo de a CLDF ter credenciado e garantido acesso privilegiado a setores, arquivos e documentos oficiais a pessoas que não são servidoras, prestadoras de serviço ou tenham qualquer ligação com a Casa. Ainda assim, esses “estranhos” teriam assumido atividades que só poderiam ser executadas por quem possui algum tipo de vínculo empregatício com a CLDF, mesmo que em cargos comissionados.


Inicialmente, integrantes do sindicato que representa os servidores do Legislativo procuraram o Ministério Público de Contas para denunciar o caso. O temor, disseram, era de que “pessoas mal-intencionadas” se aproveitassem do acesso restrito para agir de forma ilegal, e ainda usando o lastro da instituição. Os denunciantes tampouco queriam ser confundidos com os “funcionários” informais. De acordo com a denúncia acolhida pela procuradora-geral de Contas, Cláudia Fernanda Oliveira Pereira, essas pessoas usam crachás similares aos dos servidores da Casa, mas onde só constam a foto e o nome. A identificação omite dados complementares, como locação (gabinete e/ou setor), função e cargo exercido, com o devido símbolo.