Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Muitos querem a Presidência, Rodrigo Maia, quer voluptuosamente

Quarta, 12 de julho de 2017
Do site oficial do Jornal Tribuna da Imprensa
Helio Fernandes

Aliados passaram a adversários, legendas se deterioram ainda mais, amigos se transformaram em inimigos. Mas nenhuma mudança ou divergência foi tão grande quanto a que atingiu a aliança e quase intimidade entre Temer e Maia.

Quando Temer e Cunha se aliaram na conspiração parlamentar para chegar ao poder, já eram corruptíssimos. Mas Temer cuidou de esconder seus crimes, enquanto o então presidente da Câmara, recebia dinheiro ilícito das mais diversas fontes. Até que desesperado por mais dinheiro, teve que concordar em marcar encontros criminosos nos porões do palácio. Flagrado, gravado, denunciado, é um morto silencioso, mas repudiado por todas as ambições. As dele e as dos outros. Principalmente Maia.

Quando Temer traiu Cunha, e alimentou sua cassação, vagando a presidência da Câmara, ninguém imaginava que o cargo fosse para Maia. Nem ele. Quando o presidente Temer indicou seu nome, surpresa total. E consumada a eleição, Maia foi protagonista de um fato de certa maneira emocionante. Chorou, foi carregado pelos que votaram nele, se descabelava, e afirmava, o mais alto que podia: "Nunca imaginei que isso poderia acontecer".

Agora a situação para ele, ganhou outros contornos e características. Recebeu o lançamento e a coordenação do seu nome para substituto de Temer, com a maior naturalidade, como se fosse um direito de conquista. No momento em que Temer troca 19 membros da CCJ, e ainda assim sofre uma derrota, só existe um candidato presidencial, altivo e altaneiro. Rodrigo Maia, filho de Cesar Maia. Os dois morando em esplendidos apartamentos em São Conrado. Em 2 edifícios diferentes.

Nenhum deles tem como explicar a propriedade. E Cesar foi prefeito, tinha o poder de aumentar naquele lugar lindo e nobre, o gabarito de 4 andares. Para 10. Principalmente porque esses edifícios eram construídos e vendidos, por uma grande empresa de comunicação, na época não  tão poderosa quanto hoje.

Que REPUBLICA. Que PRESIDENTE. Que SUBSTITUÍDO, Que SUBSTITUTO.

 O EXTRAVAGANTE  ADVOGADO DE TEMER

Arrogante e esfuziante parecia mais advogado de acusação. Não negou a principal denuncia contra seu cliente: a conversa com um corrupto notório, nos porões do palácio. O causídico tentou amenizar, dizendo que "eles já se conheciam". Mais do que isso, eram amigos desde a campanha de 2014. Quando o vice Temer foi a primeira vez na sede da JBS, tratar de dinheiro. Ficou o dia inteiro lá, e ao sair deu o numero do seu celular a Joesley.

O defensor disse textualmente: "Não deram ao meu cliente, nem o beneficio do em dubio pro REU". Ele reconheceu, criticou a injustiça. Se Temer não for AUTORIZADO agora, ainda virão outras. Com esse advogado e essas acusações, Temer não poderá enfrentar a opinião publica. E os deputados que votarem pela salvação de Temer, muito menos.