Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 18 de julho de 2017

O MP de Contas do DF e a gestão ambiental no Distrito Federal e Goiás: Consórcio Corsap deve explicar uso dos valores recebidos

Terça, 18 de julho de 2017
Do MP de Contas do DF
Em maio deste ano, o ex-superintendente do Consórcio foi preso por suposto desvio de dinheiro
O Consórcio tem por finalidade promover a coleta seletiva, a reciclagem e a destinação final dos resíduos não reciclados - Foto Agência Brasília

Criado com a finalidade de promover a gestão, com adequação ambiental, dos resíduos sólidos das águas pluviais na região, além de viabilizar a coleta seletiva, a reciclagem e a destinação final dos resíduos não reciclados, o Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos e das Águas Pluviais da Região Integrada do Distrito Federal e Goiás (Corsap DF/GO) recebeu do DF, de 2014 a 2016, R$ 826.515,64, em cinco parcelas.

Porém, há indicação de equívocos nessas receitas, com uma diferença de R$ 1.297.940,00, entre o informado pelo Corsap DF/GO e o divulgado pela própria entidade em meio eletrônico. 
Relatório de auditoria (82/16), da Controladoria Geral do DF, aponta, ainda, a falta de prestação de contas nos exercícios anteriores de 2013 e 2014. No mesmo sentido, o edital de convocação de assembleia geral extraordinária do Consórcio, publicado em 14/01/16, indica em sua pauta “providências do GDF referentes às ações administrativas e às prestações de contas dos exercícios de 2013 e 2014”.
Segundo o MPC/DF, que ofertou Representação ao TCDF (Processo 19886/17), por ser autarquia pública, ligada ao Distrito Federal, o Corsap DF/GO está submetido à fiscalização do Tribunal de Contas do DF.
No dia 11/07, o Tribunal mandou ouvir o Consórcio e a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Serviços Públicos (SINESP) a respeito dos fatos.