Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 29 de julho de 2017

Sem pressa, todo mundo chega bem! É neste domingo (30/7) o 15º Passeio Ciclístico Rodas da Paz

Sábado, 29 de julho de 2017

Este ano o tradicional Passeio Ciclístico da Rodas da Paz acontecerá pela primeira vez na Ceilândia, a maior cidade do DF! Os participantes pediram na avaliação do Passeio de 2016 e a gente atendeu! Dia 30 de julho, com concentração às 8h em frente a estação de Metrô Ceilândia Centro, iremos todos pedalar juntos por ruas mais seguras, mais cicláveis, mais humanizadas!

As inscrições estão abertas a partir desta segunda-feira (10/7), são gratuitas e podem ser feitas no formulário abaixo.

O tema desse ano é sem pressa, todo mundo chega bem! As 100  primeiras pessoas que se inscreverem ganharão a camiseta do evento, que poderá ser adquirida por R$15 reais.

Todo ano, o evento reúne milhares de ciclistas. Trata-se de um momento importante de levantar a causa da paz no trânsito e reforçar o compromisso do governo com melhorias nas condições de mobilidade urbana sustentável.

O passeio transforma-se numa verdadeira festa, que conta com a presença de ciclistas de todas as idades e, também, de patinadores, skatistas e corredores. Além disso, é gratuito, aberto a toda população do Distrito Federal, e independe da inscrição prévia. Mas, vale lembrar, apenas inscritos participam do sorteio de brindes.

============================================================

SAIBA MAIS SOBRE O TEMA DO PASSEIO 2017

SEM PRESSA, TODO MUNDO CHEGA BEM

Este ano a Rodas da Paz pedala pedindo ruas onde todos tem sua vez, não só a pressa. Com mais gentileza, cuidado e atenção, vemos mais cenas por onde passamos. A pressa é o começo do atropelo da vida, da urbanidade. Com menos velocidade, mais cidade aparece. A bicicleta é isso, é andar por entre cenas que a pressa de um automóvel faz passar despercebidas.

A Organização Mundial da Saúde, a OMS, recomenda até 50 km/h como limite de velocidade para vias urbanas. Aqui no Brasil estamos bem longe disso. Em Brasília várias vias em área urbana possuem limite de 80 km/h, um crime contra a vida, um acinte com a segurança no trânsito.

Em um acidente a 64km/h, 85% dos pedestres atingidos morrem e nenhum sai ileso. A 32km/h, 5% morrem e 30% sobrevivem ilesos. Velocidade mais baixa significa também mais incentivo aos meios sustentáveis de deslocamento, como caminhar, pedalar ou utilizar o transporte público, possibilitando conforto e fluidez nos trajetos.

Ruas com velocidades menores favorecem o compartilhamento da via entre motoristas e ciclistas, permitem que crianças brinquem nas ruas como costumavam fazer até tempos atrás, facilitam a travessia de pedestres. Com menos pressa, a gente convive mais, cria mais empatia, e percebe mais o que ocorre ao nosso redor. Com menos pressa, a gente observa o encontro dos namorados na esquina, o grafitti no muro, a lojinha do bairro, a florada dos ipês.  Sem pressa, todo mundo chega bem. Vem com a gente!

Para a definição da frase tema deste ano, contamos com a super colaboração do grupo Caça Pedal, parceiro do Passeio desde sempre, em especial com atenção aos ciclistinhas mirins!

Serviço: Passeio Anual Rodas da Paz 2017

Concentração: a partir das 8h do dia 30/07 (domingo)

Local: Em frente a estação de Metrô Ceilândia Centro

Trajeto tradicional: Saída Hélio Prates. |10 km

Inscrições: www.rodasdapaz.org.br até 27 de julho

Fotos do Passeio de anos anteriores para divulgação: circuitos tradicional e rodinhas

Realização: Rodas da Paz

Patrocínio: SECOVI-DF e Grupo Ágil

Apoio: Administração Regional de Ceilândia, GDF, Rádio Cultura FM, Escola VitaBhaya Yôga, Loja Giro 66, Rádio Transamérica, Taguaciclo, Associação Médica de Brasília

PERCURSO