Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Assessora de Cândido Vacarezza: 45ª fase da Lava Jato aprofunda investigação sobre corrupção em contratos da Petrobras com empresas estrangeiras

Quarta, 23 de agosto de 2017
Do MPF
Mandados envolvem ex-assessora de deputado e advogados
45ª fase da Lava Jato aprofunda investigação sobre corrupção em contratos da Petrobras com empresas estrangeiras
Em nova fase da operação Lava Jato, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão decorrentes do aprofundamento das investigações da 44ª fase da operação, envolvendo corrupção de empresas estrangeiras na Petrobras. Investiga-se a atuação de outros envolvidos na contratação, mediante o pagamento de propinas a funcionários públicos e agentes políticos, do fornecimento de asfalto pela empresa estrangeira Sargeant Marine.

Na fase anterior, revelaram-se provas de que Cândido Vaccarezza, líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara dos Deputados - no período de janeiro de 2010 a março de 2012 -, utilizou a influência decorrente do cargo em favor da contratação da Sargeant Marine pela Petrobras, ensejando a celebração de 12 contratos, entre 2010 e 2013, no valor de aproximadamente US$ 180 milhões. As investigações prosseguiram e agora demonstram o envolvimento de outras pessoas no esquema de desvio de recursos públicos referente à contratação da empresa.

A realização de novas oitivas, a análise de documentos apreendidos e o exame de dados decorrentes de quebras de sigilo telemático e de registros telefônicos conduziram à identificação do envolvimento de novos personagens no esquema criminoso. Há fortes indícios de que teriam sido beneficiados com o recebimento de vantagens indevidas em contas ocultas no exterior, pela contratação da Sargeant Marine pela Petrobras, dois advogados cujas siglas iniciais constavam das planilhas de distribuição de propinas apreendidas em fase mais antiga da Lava Jato.

As evidências indicam ainda que a então assessora do ex-deputado Cândido Vaccarezza teria participado da prática criminosa, recebendo parcela dos valores em espécie destinados ao parlamentar, que teve participação decisiva nas tratativas para que a Sargeant Marine estrangeira fosse contratada pela Petrobras para fornecer asfalto. Nesse contexto, são investigados os crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Segundo a procuradora da República Jerusa Burmann Viecili, “a nova fase da Lava Jato mostra que os relatos decorrentes de acordos de colaboração demandam exaustivo e profundo trabalho de investigação. Eles são apenas um norte a ser seguido pelos investigadores. É necessário, sempre, um trabalho de qualidade em busca de provas”. A procuradora reiterou que “os frutos das delações amadurecem com o tempo, mediante consistente trabalho de investigação feito pela Polícia, Receita e Ministério Público”.