Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 29 de agosto de 2017

Bretas e Gilmar

Segunda-feira, 28 de agosto de 2017
Do Blog Oficial do Jornal da Tribuna da Imprenss
Por Hélio Fernandes

O mundo dá voltas, mas acaba acertando. O juiz Federal será ouvido, com debates, duas vezes em Harvard. O ministro do Supremo fará conferência no cemitério São João Batista. Sem debates e sem poder soltar ninguém.


RENAN, JUCÁ, SARNEY

Denunciados por vários crimes, incluído o de obstrução da justiça. Baseado e provado nas gravações feitas pelo ex-presidente da Transpetro, Sergio Machado. Fato  que já tem mais de 6 meses. Inutilidade, longevidade, não acontecerá nada.

É a décima denúncia contra Renan, a primeira em 2007. Negociou por meses, ia ser cassado. Deixou a presidência do Senado, em troca de manter o mandato. Em 2010, foi reeleito senador, a seguir voltou à presidência da casa. Seu mandato termina em 2018, será  reeleitíssimo, os processos não atrapalham em nada.

Romero Jucá, uma vida de irregularidade e de promiscuidade com o poder. Foi ministro, e líder sem interrupção de FHC, Lula, Dilma, Temer. Será reeleito em 2018, e já disputa com Renan, a presidência do Senado, em 2019 ou 2021.

Sarney é um fenômeno, só foi denunciado agora aos 86 anos, quando não quis nem precisa de mandato. Chegou ao Rio capital, em 1954,segundo suplente de deputado, com 23 anos. Logo, logo assumiu e entrou na Frente Parlamentar Nacionalista, o grupo mais importante da época.

Curiosidade: nenhum deles trabalhou, começaram na política, mocíssimos. O  que não impediu que montassem um grande patrimônio, sem que a Receita percebesse ou os incomodasse.

A VERDADE SOBRE A ELETROBRÁS

As mentiras espalhadas sobre as 57 empresas a serem doadas privatizadas, são estarrecedoras. Mas os crimes contra a Amazônia, aeroportos e portos, Eletrobrás e as outras, não podem passar em silêncio, dando a impressão de concordância e cumplicidade.

Hoje quero falar sobre a Eletrobrás, com base no que escreveu Luiz Pinguelli Rosa. Uma das maiores autoridades em energia, ex-presidente da própria Eletrobrás, desmontou toda a argumentação ou justificativa dos que tentam entregar o patrimônio nacional.

O professor não deixou um ponto sem análise. Como o governo afirmou que "as tarifas cairão", Pinguelli não perdeu tempo e chamou de FALÁCIA. Depois desse artigo irrefutável, a doação privatização deveria ser anulada. E não apenas a da Eletrobrás.

AMAZONINO. VOLTA AO GOVERNO DO AMAZONAS, PELA QUARTA VEZ

É o mais antigo e incompetente, com uma abstenção colossal, derrota Eduardo Braga. Este perdeu em 2010, repetiu o fracasso. Só que agora, duplamente. Tem que voltar ao senado, a vaga está ocupada pela suplente, sua mulher. E a dúvida: que cargo disputará em 2018?

LUIZ FUX: GRANDE ENTREVISTA

A repórter Carolina Brígido extraiu dele tais considerações, que o jornal publicou em página inteira. O título, uma declaração dele. É uma súmula de toda a conversa: "Congresso quer enfraquecer o Poder Judiciário".

Tudo em linguagem franca, lúcida, limpa e sem retoques ou disfarces. É o Ministro que no julgamento da cassação de Temer, dividiu as glórias do espetáculo, com o relator Herman Benjamin, e a também Ministra do Supremo, Rosa Weber. Deixando no chão prostrado e desmoralizado (mais?) Gilmar Mendes. A entrevista é imperdível.

No final, uma  noticia excelente e outra péssima. A primeira: Fux assume a presidência do TSE em maio, comanda a eleição de 2018. A segunda: Gilmar Mendes fica mais 8 meses presidindo o TSE. O país não merece isso.

O BOXE FULMINA O UFC

Ha mais de 80 anos chamado de "nobre arte", imortalizou nomes extraordinários, de Gene Tuney a Muhamed Ali, passando por Joe Louis e tantos outros. Há 4 anos surgiu essa desmoralizada briga de rua, sem  personagens notáveis, dentro e fora do ringue. Sem qualquer merecimento. Ontem, promoveram o desafio, em Las Vegas. O brigador de rua foi massacrado, não durou 10 rounds.

E fora do ringue, um show de prestígio e de movimentação financeira. O vencedor recebeu quase 500 milhões de reais. A renda de ingressos nas bilheterias, chegou a 250 milhões. O pay per view vendeu quase 1 bilhão de reais, não vendeu mais porque a internet ficou estrangulada. Mais de 200 países compraram os direitos de transmissão, incluindo o Brasil. 

No auge, a UFC fatura 5% desses números. O Box, imortal

NA VÉSPERA DA CHINA

Temer, Maia e Meireles, passaram o fim de semana e a segunda, reunidos. 3 presidenciáveis, presumíveis, supostos, todos na mesma data distante: 2018. O primeiro desgastado, desmoralizado, desastrado, mas resistindo de forma inominável e insuportável para o país.

O segundo, desconhecido e ignorado em 4 mandatos, descoberto na metade do quinto. É tido e havido como candidato certo para qualquer eleição. E pelo menos, a partir de hoje, já se muda para o Planalto. Para desgosto dele, circunstancialmente..

O terceiro, depois de fazer fortuna no Banco de Boston, sentiu saudades do país que não visitava há 25 anos. Tinha pretensões políticas, teve 183 mil votos para deputado, fracassou no BC. Acabou como rico e poderoso Presidente do Conselho de Administração da corrupta empresa dos Batista.

O sonho parecia ter acabado. Conheceu o então vice, nas suas negociações de corrupção, ressurgiu, agora como Ministro da Fazenda. Apontei logo para a sua ambição, já está quase tão impopular quanto o chefe. Tenta se fortalecer bajulando os evangélicos. Mesmo sendo sábado e domingo, ia  direto para as reuniões. Deixava o Jaburu, passava por lá. Precisava ouvir o que dizem dele. 

EDUARDO CUNHA REVOLTADO

O ex-presidente da Câmara criticou duramente o Ministro Fachin. Não sei a forma ou o intermediário que usou. Mas conheço o motivo. Ele considera que o ministro retarda  deliberadamente, decidir pela sua libertação.

Esclarecendo. Ha 4 meses, Cunha entrou com 2 recursos: no STJ e no STF. Os dois, absurdos. No STJ pede a ANULAÇÃO da sua cassação, determinada pelo plenário da Câmara.

Como o STJ tem prioridade, Fachin, espera a decisão. Mas como o recurso para ele, também não tem a menor base, ele está mais perto da segunda condenação do que da liberdade..

TEMER TENTA A CHINA

Ontem à noite, declarou: "Espero que a China se interesse pelas CONCESSÕES". Falou novamente, não usou nenhuma vez a palavra PRIVATIZAÇÃO. Viaja hoje, terça. Mas ontem, conversou duas vezes com Maia. Está preocupado: se houver votação, não será com Maia na presidência.

ELISEU PADILHA

O impávido e altaneiro Chefe da Casa Civil, quebrou o silêncio: "Se houver nova denúncia contra o presidente da República, terá que ser fundamentada". Mais do que já foram os encontros pela madrugada e fora da agenda?

Para que não haja duvida: quando ele se refere ao presidente, podem acreditar: é Michel Temer.

MATÉRIA PODE SER REPUBLICADA COM CITAÇÃO DO AUTOR