Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Em Salvador, Bahia, Crônica do nosso racismo cotidiano. . .

Sexta, 18 de agosto de 2017
           
Truculência! O que aconteceu hoje [17/8] no terreiro Vodun Zo Xwe, tem nome: truculência policial! Amadorismo, intolerância religiosa, racismo e violência policial. Como alguns sabem, o Curuzu está repleto de policiais procurando, perseguindo e matando traficantes ou jovens negros suspeitos e hoje, 17 de agosto de 2017, estes homens invadiram o terreiro, arrebentam as portas, colocaram armas no rosto dos filhos de santo da casa, xingaram o pai de santo e não respeitaram o espaço sagrado. Estamos falando de invasão, sem mandado e sem permissão dos donos da casa. Vamos deixar arrombarem quantos terreiros mais? Elisia Santos- socióloga.
***************

Operação destrói porta no terreiro Vodun Zo

 

Uma operação policial realizada no final da manhã, no bairro da Liberdade, acabou com danos para o Terreiro Vodun Zo. De tradição jeje savaulu, o espaço religioso é liderado pelo Doté Amilton Costa e foi reconhecido como patrimônio do município de Salvador.

“Os policiais chegaram aqui perguntando se poderiam atravessar o terreiro durante a batida. Eu tive a maior boa vontade em colaborar, mas pedi que tomassem cuidado com a estrutura. Não adiantou. Arrombaram portas trazendo danos à nossa comunidade”, contou Doté Amilton.

A Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi) foi informada e está buscando auxiliar a comunidade na apuração da ocorrência.

Aqui fica o registro e a solidariedade à comunidade do  Vodun Zo com o desejo de que o tratamento adequado ao caso seja adotado pelas instâncias competentes. Estado e prefeitura precisam adotar o procedimento correto em relação ao episódio.
*************
Ilê Aiyê, Curuzu, Liberdade, Salvador, Bahia.