Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Hélio Doyle lança livro onde faz um painel crítico da política local

Segunda, 14 de agosto de 2017
Hélio Doyle lança livro onde faz um painel crítico da política local
De acordo com o jornalista, o título do livro é uma crítica ao modo de se fazer política. Além disso, o conjunto da obra apresenta análises das práticas que prejudicam a sociedade, como as negociações que acontecem na política local – o “toma lá dá cá” -, a distribuição de administração para deputados, o corporativismo dos servidores, entre outros temas polêmicos
Por Raphaella Sconetto/Foto: John Stan
Blog do Sombra
O jornalista Hélio Doyle nasceu no Rio de Janeiro, mas em 1961, com 10 anos, veio para Brasília. Além da carreira de jornalista que desenvolveu na capital, também atuou na academia e no meio político. Agora, lança o seu primeiro livro, intitulado “Assim é a velha política”, resultado de uma coletânea de 143 colunas publicadas entre maio e dezembro do ano passado no Jornal de Brasília.


Doyle começou a cobrir política ainda na época da Ditadura Militar. De lá para cá, pôde observar o funcionamento e o comportamento dos parlamentares, tanto na política nacional como na local. “Tudo no Congresso Nacional é negócio: você compra voto, parecer, convocação de CPI, emendas de medida provisória. O que eu vejo é que o que acontece na política nacional se reflete na local, e aqui eles conseguiram superar”, critica.

A ideia de publicar as colunas publicadas no JBr., foi uma forma de eternizar o conteúdo. “Eu senti que estava conseguindo publicar com uma certa atualidade. Os textos permanecem atuais, porque a situação continua a mesma. Na coluna, eu não tinha a preocupação de dar o furo da notícia. Eu trabalhei na perspectiva analítica e crítica dos fatos”, conta. “Então, eu percebi que eles tinham um fio condutor: são textos que não são meramente notícias. Tem o que eu penso acerca de diversas coisas”, acrescenta.

Pontos de venda
Carpe DIEM recebe noite de autógrafos da obra
O lançamento do livro será nesta terça-feira (15), no restaurante Carpe Diem (104 Sul), de 19h às 23h. O livro “Assim é a velha política” será vendido pela internet, na Banca da Conceição (308 Sul) e na Livraria do Chiquinho (UnB).
Além de sua carreira como jornalista, Hélio Doyle também ocupou importantes cargos na administração do DF, tendo sido como secretário de Governo, chefe de gabinete de Articulação Institucional, chefe da Casa Civil e secretário de Comunicação Social em três governos distintos — os de Cristovam Buarque, Joaquim Roriz e de Rodrigo Rollemberg.
De acordo com o jornalista, o título do livro é uma crítica ao modo de se fazer política. Além disso, o conjunto da obra apresenta análises das práticas que prejudicam a sociedade, como as negociações que acontecem na política local – o “toma lá dá cá” -, a distribuição de administração para deputados, o corporativismo dos servidores, entre outros temas polêmicos.

Doyle admite que a obra é voltada a um público restrito. “Quem escreve sobre política em Brasília, na verdade, está falando para 600 pessoas. É para quem vive nesse mundo em torno da política: o pessoal que trabalha no governo em cargos mais importantes, o pessoal da Câmara Legislativa, os jornalistas que cobrem. Não é um grande público”, aponta. Ele afirma que o livro vai ser mais como uma referência. “Não é um livro que você vai pegar para ler por completo”, avrê.

Além das críticas, o jornalista garante que propõe soluções no livro para mudar a forma de se fazer política. “Defendo que é possível governar de outra maneira. Não desconheço a importância da Câmara, mas acho que se tem de negociar pelos meios corretos, de persuasão, argumentação. Mas, eles ficaram acostumados com a moeda de troca”, afirma. Doyle ainda aponta soluções para temas que envolvem a população, como saúde, educação e segurança.