Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

A quase gerra civil, não da Rocinha, mas da cidade inteira, com a população aprisionada, assustada, engarrafada, denfendida (?) por péssimos combatentes

Quarta, 27 de setembro de 2017

Do Blog Oficial do Jornal da Tribuna da Imprensa
Por Helio Fernandes


O assunto é prioridade total, e pela importância do Rio, ex-capital e ainda centro de referência irrefutável, com repercussão nacional. E agravada pela incompetência de tratarem a questão como caso de polícia. Mesmo quando implantaram as UPPs, que parecia e poderia ter sido mesmo uma solução, deram total prioridade à policia. E mais grave: polícia criminosa.

Se tivessem subido os morros com arquitetos, engenheiros, médicos, administradores, sanitaristas, em vez de unicamente policiais mal pagos e despreparados, dado atenção à população que foi tratada de forma desprezível, tudo estaria diferente. Arquitetos teriam transformado a Rocinha num bairro aprazível e agradável para moradores e visitantes.

Engenheiros teriam acabado com a situação degradante do esgoto a céu aberto, horrorizando, envergonhando e deprimindo mais de 120 mil habitantes. A Rocinha foi dominada por grupos arrogantes e idiotas, que consideraram que o teleférico era mais necessário do que o imprescindível saneamento básico. Esse teleférico, desprezado pela própria população.

Administradores teriam percebido logo, o enorme potencial da Rocinha, criado um pólo de desenvolvimento, que pode ser recuperado e instalado. É mais do que uma esperança, uma realidade política evidente. Tudo é política, mas sem politicalha e corrupção. Não é por acaso ou coincidência que no Rio e no estado, se concentra o maior numero de presos do mais alto escalão político. 

PS- Para encerrar por hoje, vou contar um fato só conhecido na favela, mas rigorosamente verdadeiro: a Rocinha tem saudades do tempo em que a liderança total era do Nem. Chamado de "estrategista analfabeto", não sabe ler e escrever, mas tem espantosa capacidade de visão e coordenação.

PS2- Não andava armado, era contra tiroteios, circulava, tratava todos com cordialidade, tentava ajudar. Sua grande arma: a corrupção. Comprou todos que  interessava, acumulou um poder impressionante.
PS3- Sua prisão em 2011, surpreendente. Dizem que foi preso num grupo, quando chegaram no quartel, não pôde ser libertado.

PS4- Com esse esquema que vem sendo usado há 10 dias, fracasso total. Conseguirão transformar a Rocinha, uma guerra local, numa conflagração total. Os "combatentes" contra o crime, estão  perdendo tempo numa negociação para salvar a vida de um criminoso apavorado.

PS5. Mas  ele faz tantas exigências, que o "acordo" não avança.

ANGELA MERKEL GOVERNARÁ COM MAIORIA

Quando escrevi sobre sua vitória no dia mesmo da eleição, ressaltei: ela ganhou todas as opções e eleições, vai construir maioria rapidamente. Governou nos últimos anos com o segundo partido. Se enfrentaram, eles perderam, acabou a aliança. A maioria é garantida com 356 votos, metade mais 1 do total de 709.

No discurso da vitória ainda não oficial: "Vou conquistar aliados, resolvendo problemas  e fazendo a boa política". E o que ela sempre faz, perdeu apoios por ter recebido 800 mil refugiados. Acolheu-os com sinceridade e convicção, sabendo que seria hostilizada.Tem 246 votos, precisa de mais 110.

Como disse, tem maioria para formar o governo, "ninguém pode formar governo contra mim". O Partido Verde tem 67, ficarão faltando 43, que ela obterá. A grande surpresa para o mundo: os 13% do partido nazista. Nazismo na Alemanha, ninguém esperava. Mas alguns "nazistas se mostram arrependidos e envergonhados, garantem: "Não seremos radicais"

TEMER: CÂMARA RECEBEU A DENÚNCIA AUTOMÁTICA

Começou a compra e venda de votos, também automática. Mas com preços diferentes. Dentro da nova realidade, Temer e Maia distantes, o presidente corrupto, mandou emissários pedirem a Maia, para não segurar a falta de quorum. Julgando-se "vitorioso", Maia colocou na pauta e liberou a presença.

Temer está enfrentando nomes e contradições, tenta se colocar na posição de grande realizador. Mas não faz nada. Assim que assumiu, logo depois da conspiração parlamentar, garantiu: "Nosso principal objetivo é a Reforma da Previdência. Sem ela, não haverá aposentadoria para ninguém". Fez todas as concessões, depois de 16 meses, essa reforma é um pedaço de papel estraçalhado.

Não se firma, está sempre no roteiro do retrocesso. O da Amazônia  é o mais espetacular. Sem falar com ninguém, fez reviravolta na legislação, protestos violentos, verdadeira traição nacional. Não resistiu, suspendeu por 120 dias, para "reestudar melhor". Na ONU anunciou vitória, chegou aqui, a primeira decisão foi anular e arquivar o decreto.

Não sai da TV, fala bobagem duas ou 3 vezes por dia. E estimula vários candidatos contra ele. O primeiro foi Rodrigo Maia, que deve tudo a ele. Ontem, surpreendendo a todos, Romero Jucá retumbou na TV: "O ministro Meireles é um excelente presidenciável para qualquer legenda".

Como está sem diálogo com ninguém, excetuando Moreira e Eliseu (e Imbassahy, dependendo do PSDB), mandou um desconhecido consultar seu ex-ministro por 6 dias. Jucá não queria responder, mas para se livrar, falou: "Diga ao presidente que estou tratando da minha reeleição".

PS- A situação de Temer é desesperadora, desalentadora, desanimadora. Não percebe a dificuldade de chegar a 2018. E mesmo que chegasse, teria que responder a dezenas de processos. Na primeira instância, sem nenhum privilégio. Isso praticamente aos 80 anos. Dona Marcela não aguenta.

PS2- Todos estão esperando a solução geral, com apenas uma palavra: RENÚNCIA. E as concessões, incluindo o arquivamento, no mesmo dia da RENÚNCIA, dos processos de primeira instância.


PS3- Corrupto? Ninguém duvida. Ou duvidava. Mas também BURRO?  
Matéria pode ser republicada com citação do autor