Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

As razões para o governador Rollemberg (PSB), com auxílio da Câmara Legislativa do DF, aprovar o saque à previdência dos servidores do DF

Quinta, 28 de setembro de 2017

POR
Juliana de Freitas Nascimento, professora da rede pública e moradora de Samambaia.
O substitutivo ao PLC 122/2017 — substitutivo de autoria do deputado Joe Valle (PDT)— aprovado pela CLDF permite a retirada de recursos do Iprev (Instituto  de Previdência dos Servidores do DF), o que impactará os servidores que entraram no funcionalismo público a partir de 2006. Esse projeto unificará  o Iprev com uma previdência complementar que será criada para os novos servidores. O PLC 122/2017 é de iniciativa do governador Rollemberg.

A criação de uma previdência complementar tem a intenção de privatizar a aposentadoria dos novos servidores. O objetivo é  colocar a aposentadoria nas mãos de banqueiros, nas garras do mercado financeiro. Esse projeto, que impacta a vida de milhares de servidores, não foi discutido com os trabalhadores e foi aprovado por 14 x 9 votos na madrugada por acordos a toque de caixa.

A diferença do substitutivo para o projeto inicial é o acréscimo de fundo que será composto por bens ativos e receitas extraordinárias. O que significa a criação e o aumento de novos impostos e a venda de bens públicos à  iniciativa privada. Enquanto retira dos servidores e demais trabalhadores seus recursos e direitos, Rollemberg isenta e perdoa a dívidas do empresariado.

O governador escolheu como inimigo o funcionalismo público do DF. Primeiro ao dar calote em 32 categorias do funcionalismo público do DF e fazer campanha na mídia enfatizando que  a culpa pela  falta de recursos seria as despesas com o funcionalismo público. Depois, saqueando 1 bilhão  e 200 milhões da aposentadoria dos servidores do DF, que até então não foram repostos. Na sequência, adotou a política de constante ameaça de parcelamento de salário. Inicialmente a desculpa utilizada era a de que o reajuste concedido iria atrasar os salários, agora o discurso utilizado é o de que ele só pagará  os salários dos servidores caso  retire o valor da previdência desses trabalhadores.

Rollemberg  (PSB) tenta jogar a culpa de sua má  administração dos recursos do Estado sobre o funcionalismo público do DF. O que concretamente vemos no DF é um completo abandono e descaso com os serviços públicos essenciais, como saúde e educação. A tática é  precarizar para privatizar,  e Rollemberg segue retirando direitos e dinheiro dos trabalhadores do DF.