Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Caos na saúde no governo Rollemberg: Conselho de Saúde decidiu entrar imediatamente com mandado de segurança por descumprimento da LODF e da lei 4.604/2011

Sexta, 15 de setembro de 2017
Em reunião das onze Mesas Diretoras dos Conselhos Regionais de Saúde das regiões administrativas de Brasília com o Conselho de Saúde do DF (CSDF), na manhã desta sexta (15/9), foi decidido que o Conselho entrará IMEDIATAMENTE com mandado de segurança contra o Estado e a Secretaria de Saúde.

A ação judicial será em razão do descumprimento, pelo Estado, da Lei Orgânica do DF, artigo 215*, bem como da lei distrital 4.604 de 2011, dispositivo que regula o funcionamento do CSDF.

Foi ainda decidido na reunião que o Conselho de Saúde do DF solicitará à CLDF a convocação de uma audiência pública onde será exigida a presença do governo do DF para que se pronuncie sobre a inobservância da LODF e da lei 4.604/2011.

A proposta votada e aprovada por unanimidade na reunião de hoje foi apresentada pelo Conselho Regional de Saúde de Taguatinga (ver imagem abaixo).

 Clique na imagem para ampliá-la.

LODF
*Art. 215. O Sistema Único de Saúde do Distrito Federal contará, sem prejuízo das funções do Poder Legislativo, com três instâncias colegiadas e definidas na forma da lei:

I – a Conferência de Saúde;

II – o Conselho de Saúde;

III – os Conselhos Regionais de Saúde.

§ 1º A Conferência de Saúde, órgão colegiado, com representação de entidades governamentais e não governamentais e da sociedade civil, reunir-se-á a cada dois anos para avaliar e propor as diretrizes da política de saúde do Distrito Federal, por convocação do Governador ou, extraordinariamente, por este ou pelo Conselho de Saúde, pela maioria absoluta dos seus membros.

§ 2º O Conselho de Saúde, de caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado com representação do governo, prestadores de serviços, profissionais de saúde e usuários, atuará na formulação de estratégias e no controle de execução da política de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, e terá suas decisões homologadas pelo Secretário de Saúde do Distrito Federal.

§ 3º Os Conselhos Regionais de Saúde, de caráter permanente e deliberativo, órgãos colegiados, com representação do governo, prestadores de serviços, profissionais de saúde e usuários, atuarão na formulação, execução, controle e fiscalização da política de saúde, em cada Região Administrativa, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, e terão suas decisões homologadas pelo Diretor Regional de Saúde.

§ 4º A representação dos usuários na Conferência e nos Conselhos de Saúde será paritária com o conjunto dos demais segmentos.

§ 5º A composição, organização e normas de funcionamento dos órgãos a que se refere o caput serão definidas em seus respectivos regimentos internos.