Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

“Ceda a vez para a gentileza”: MPDFT lança campanha em respeito ao Estatuto do Idoso nos supermercados

Quinta, 28 de setembro de 2017
Do MPDF

Prioridade em qualquer caixa é garantia da Lei do Estatuto do Idoso
supermercado 600 x 420A maioria das pessoas desconhece, mas o Estatuto do Idoso prevê o atendimento preferencial imediato em todos os estabelecimentos comerciais. Para conscientizar a população de que respeitar os direitos da pessoa idosa não é um favor, mas sim um dever de todo cidadão, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em parceria com o Sindicato dos Supermercados do DF (Sindsuper) e Associação de Supermercados de Brasília (Asbra), lança, na próxima segunda-feira, 2 de outubro, a campanha educativa: “Ceda a vez para a gentileza”.

A campanha chegará a todos os supermercados do Distrito Federal no mês em que se comemora o Dia Internacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro. São, ao todo, 80 estabelecimentos associados.

A Promotoria Justiça da Pessoa Idosa (Projid) verificou que o direito das pessoas mais velhas, de ter atendimento preferencial em qualquer caixa nos supermercados, não estava sendo respeitado. A Asbra foi chamada ao Ministério Público e o resultado foi um acordo para a produção da campanha educativa. Foi contratada uma agência de publicidade e todos os recursos aplicados foram investidos pela associação.

A promotora de Justiça Sandra Julião elogia a iniciativa. “É uma ação que leva o conhecimento dos direitos para as unnamed 1 600 x 420pessoas idosas, influenciando para que ele tenha iniciativa própria de exigir que eles sejam cumpridos, e também para que todas as pessoas que circulam nos estabelecimentos conheçam e respeitem”. Ela também reforça que a Projid tem, cada vez mais, buscado resultados em ações extrajudiciais, que costumam ser mais rápidas ao reunir os envolvidos para negociar.

O presidente da Asbra, Antonio Tadeu Peron, fala que muito além do cumprimento da lei, a campanha é uma forma de influenciar uma mudança de comportamento. “Todos os supermercadistas abraçaram a ideia e vamos começar nas nossas casas, com os funcionários, e queremos que chegue aos consumidores. Quando se fala de mudança de comportamento, é um despertar para a cidadania, com a visão de que existem outras pessoas além de mim e que todos merecemos ser respeitados”, destaca. 

Serviço
Lançamento da campanha "Ceda a vez Para a Gentileza"
Data: 2 de outubro de 2017
Horário: às 10h
Local: Big Box do Lago Norte (ao lado do Deck Norte)