Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Líder comunitário e PMs são alvo de operação contra grilagem e tráfico

Quinta, 28 de setembro de 2017
Líder comunitário e PMs são alvo de operação contra grilagem e tráfico
De acordo com a Polícia Civil, Alisson Borges fracionava as terras e as vendia com auxílio dos militares no Pôr do Sol, em Ceilândia
 
Por Mirelle Pinheiro/Michael Melo/Metrópoles
// Blog do Sombra 
 
A Polícia Civil do Distrito Federal faz, na manhã desta quinta-feira (28/9), megaoperação para desarticular uma organização criminosa que atuava no parcelamento irregular do solo e tráfico de drogas na região do Pôr do Sol, em Ceilândia. Entre os alvos, estão o líder comunitário Alisson Borges, três policiais militares e um servidor da administração regional da cidade, que foram presos.

De acordo com a investigação, Alisson Borges fracionava as terras e as vendia com auxílio dos militares. Estão sendo cumpridos nove mandados de prisão temporária e outros nove de busca e apreensão. A operação foi batizada de Confraria. Até as 8h, nove pessoas haviam sido presas, mais um suspeito detido em flagrante.
 
Após meses de interceptação telefônica, a polícia conseguiu identificar a ação criminosa do líder comunitário, que é ligado a diversos políticos do Distrito Federal. Influente na região, Alisson Borges andava sempre ao lado de seguranças armados e em carros de luxo.
De acordo com a polícia, Alisson Borges, além de vender terras irregulares, distribuía manuais para as pessoas que compravam os lotes, com instruções sobre como construir os imóveis e se estabelecerem nos locais. Ele é presidente da Associação dos Moradores do Pôr do Sol (Amosps). A investigação está a cargo da 23ª Delegacia de Polícia, mas a operação conta com a participação de outras unidades da PCDF.
 
Perigosos, eles alegavam que tinham influência política e, quando desconfiaram da investigação, chegaram a dizer que colocariam “no bolso” o delegado-chefe da 23ª DP, Victor Dan, insinuando que o policial não seria capaz de prendê-los.
 
Por medidas de segurança, os presos foram encaminhados para delegacias de outra região administrativa do DF. A polícia usou cães farejadores para realizar as buscas.
 
Situado ao sul da maior e mais populosa cidade do Distrito Federal, Ceilândia, o Condomínio Pôr do Sol é uma área habitacional carente de infraestrutura, que enfrenta problemas típicos de regiões que cresceram devido à ocupação desordenada do solo.