Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 12 de setembro de 2017

Na última semana, perseguição a Janot

Terça, 12 de setembro de 2017 


Do Site Oficial do Jornal da Tribuna da Imprensa
Helio Fernandes

Comecemos pelo fato jornalístico, publicado aqui mesmo na quinta-feira e reproduzido agora  para esclarecimento: "Joesley Batista está na iminência de ser preso, satisfação no Brasil todo, do Oiapoque ao Chuí".

Eu não adivinho nada, o Carlos Lacerda é que propagou isso, diante da antecipação repetida de notícias pelo repórter. Nada ofensivo, altamente elogioso. O que nem é parecido com a  nota sobre a prisão do criminoso Joesley. Mas atiraram sobre o Procurador Geral com base num encontro de  Janot com Bottini, um dos muitos advogados do corrupto da JBS. Vou sumarizar os fatos que caracterizam o ódio de 3 ou 4 anos, acumulado, explodido na tentativa de jogá-lo contra a opinião pública, sem tempo para defesa.


1- Na quinta feira, quem sabia ver já havia visto: Joesley seria preso. Nada surpreendente para um repórter, que desde 1956 era considerado o mais bem informado do país. (Quando comecei a fazer a primeira coluna DIÁRIA de política, meia página de notícias, outro terço de opinião).

2- Na sexta feira à noite, o ministro Fachin enviou a Janot autorização para a prisão. Só vim a saber como todos, no domingo. Quando publiquei, sem nenhuma exclusividade. Ou tê-la expressividade.

3- Fachin recomendou (determinou), o maior recato, toda discrição, sem algemas, não expor os presos de forma alguma.

4- Janot telefonou para Botini, (que já sabia da ordem de prisão) marcou encontro no sábado, num bar perto da sua casa. (A maior acusação que fazem a Janot: gosta de frequentar bares, sempre o mesmo).

5- Cumprindo o que estava estabelecido no oficio de Fachin, combinou que Joesley se entregaria  no dia seguinte, domingo, sem movimento.  O  que aconteceu, rigorosamente como estabelecido.

6- No sábado, enquanto Janot e o advogado conversavam vários ministros do Supremo, já sabiam da ordem de prisão. Impossível que isso não acontecesse. A razoável a suposição. Por consideração, Fachin entregou  sua decisão aos colegas.

7- Não podia imaginar que por ódio ou vingança, ainda no domingo, enquanto os acusados se encaminhavam discretamente para a Polícia Federal de SP, onde moram, alguns membros  do Supremo, com estardalhaço, traíssem a confiança  do colega.

8- Tudo o que veio a público a partir daí, responsabilidade, perdão, irresponsabilidade de alguns "magistrados".

9-Tudo que está contado aqui, (e que começou a ser antecipado na quinta-feira) quando não havia ainda ordem de prisão, rigorosamente verdadeiro.

10- Único equívoco ou erro de avaliação de Janot: os óculos escuros. E não ter contado o que fez para preservar as determinações do Ministro Fachin. Com o que foi espalhado maldosa e maliciosamente, só uma alteração. Em vez de serem presos no sábado, isso aconteceu no domingo. Avaliem o que isso representou de suposto retardamento para o processo.

(Tudo o que está contado aqui, totalmente EXCLUSIVO. Alguns personagens, só conhecem pedaços)

TEMER PERDE TOTALMENTE A COMPOSTURA, QUE NÃO ERA MUITA

E dá sinais mais do que visíveis de  desespero. Motivo: pede a ANTECIPAÇÃO da posse do novo PGR, Rachel Dodge. Faltam 6 dias para o fim do mandato de Janot, por que tanto medo e tanta exibição de imprudência e imprevidência?

Além do mais, leviandade total. Não conseguirá coisa alguma. Ninguém pode modificar essa data, e cria constrangimento total para a futura PGR. Também representa claro voto de desconfiança ao Supremo. O próprio AINDA presidente, recorreu ao mais alto tribunal, para considerar Janot impedido de funcionar em processos seus.

O julgamento será amanhã, faltando 3 dias para terminar o mandato do PGR. O pedido será recusado, apesar de que Temer talvez tenha 3 votos. É evidente, o tribunal não pode votar a favor do que é extravagante e esdrúxulo.

Restará então a Temer, um último recurso, que ele usará. Vai pedir ao Supremo que a nova PGR seja empossada à meia noite e 1 minuto da madrugada de 16 para 17 de setembro. Terá ganho de causa por unanimidade. O luminar advogado de Temer, provará brilhantemente que qualquer dia 17 começa na madrugada de 16. Um sucesso.

Aplaudido por Gilmar, Toffoli, Alexandre de Moraes.

NOTÍCIA POLICIAL DE FIM DE NOITE, ATINGINDO PODEROSOS

Já bem tarde veio a noticia do alto escalão policial. Uma  investigação revelou indícios de organização criminosa, antigamente chamada de formação de quadrilha. São citados como lideres, nominalmente. Pela ordem.

Temer, Moreira, Eliseu, Geddel, Henrique Alves.