Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

PGR defende combate à corrupção em lançamento de campanha no CNMP

Quarta, 13 de setembro de 2017
Do CNMP
37016401862 cdf06ec671 painto
“A corrupção desvia muito mais do que recursos da saúde, da segurança, da educação e da infraestrutura. Aniquila vidas, sonhos e a esperança de dias melhores”. Esse foi um dos trechos do discurso do presidente do Conselho Nacional do Ministério Público e procurador-geral da República, Rodrigo Janot, proferido na cerimônia de lançamento da Campanha “TodosJuntosContraCorrupção”, realizada nesta terça-feira, 12 de setembro, na sede do CNMP, em Brasília/DF.

O objetivo da campanha é mobilizar a sociedade no combate à corrupção por meio de ações de conscientização e de projetos educacionais que contribuam para a formação de cidadãos mais conscientes, íntegros e engajados.

A campanha é uma iniciativa da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), que reúne mais de 70 órgãos e entidades em funcionamento no País. Por meio da denominada Ação 6 de 2017, coordenada pelo CNMP, a rede busca consolidar propostas de prevenção à prática da corrupção, fomentando a integridade social e a educação para a cidadania.

Em seu discurso, Rodrigo Janot citou estudo realizado pela Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) em 2008. Na ocasião, estimou-se que o percentual do Produto Interno Bruto (PIB) sugado pela corrupção variava entre 1,38 % e 2%, o que poderia, naquele ano, gerar desvio de 45 a 69 bilhões de reais. Esses números trazidos para a realidade de 2016 importariam num percentual de 2% a 3% do PIB brasileiro, alcançando a cifra de mais de 100 bilhões de reais.

Janot complementou que o deficit orçamentário da União deste ano gira em torno de 150 bilhões de reais. “Por essa razão e pela convicção de que o país enfrenta uma situação de corrupção sistema e endêmica, que atinge todos os setores públicos e todas as instâncias de poder, o enfrentamento à corrupção foi alçado, nos últimos anos, como prioridade na atuação do Ministério Público brasileiro”.

O presidente do CNMP salientou que “nunca se viu, em toda a nossa história, tantas investigações abertas, tantos agentes públicos e privados investigados, processados e presos. As instituições estão funcionando. As reações também têm sido proporcionais. Como não há escusas pelos fatos descobertos e que vieram à luz, tantos são os fatos e tão escancaradamente comprovados, que a estratégia de defesa não pode ser outra senão tentar desconstituir e desacreditar a figura das pessoas encarregadas do combate à corrupção”.

De acordo com Janot, o esforço comum dos últimos anos revelou um intenso e exitoso trabalho revelado contra a corrupção, cujo reconhecimento nacional e internacional se tornaram evidentes. “Nesse contexto, importa ressaltar a figura do Ministério Público brasileiro como seus grandes agentes, mas não o único. Há mais de dez anos, o Estado brasileiro possui um Estratégia Nacional de Combate à Corrução e à Lavagem de Dinheiro (ENCLLA), composta por mais de 70 órgãos que atuam juntos contra a corrupção”.

Além de Rodrigo Janot, compuseram a mesa de honra o ministro da Transparência e Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário; o presidente do Tribunal de Contas da União, Raimundo Carreiro; o secretário da Receita Federal do Brasil, Jorge Rachid; o controlador-geral do Distrito Federal, Henrique Moraes; o secretário nacional de Justiça do Ministério da Justiça, Astério Pereira; e o representante da Transparência Internacional, Fabiano Angélico.

Campanha #TodosJuntosContraCorrupção
A promotora de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios Luciana Asper apresentou a Campanha #TodosJuntosContraCorrupção. Em seu discurso, a promotora destacou que “fica o convite a cada um dos presentes para dar as mãos às 35 entidades que já fazem formalmente parte da Ação 6 da ENCCLA, na divulgação e ampliação da campanha que vamos apresentar e para fomentar o desenvolvimento de programas educacionais com foco na prevenção primária à corrupção”. Também apresentaram a campanha o representante da Secretaria Nacional de Articulação Social da Presidência da República, Jailton Almeida, e o da Controladoria-Geral do Distrito Federal, Luiz Roriz.

Por sua vez, o controlador-geral do Distrito Federal, Henrique Moraes, afirmou que “não é possível haver vitória consistente contra a corrupção se não houver participação efetiva do cidadão”. Já o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, salientou que o evento de lançamento da campanha é um momento para a sociedade refletir sobre os males causados pela corrupção. O ministro da Transparência e Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário, disse que a campanha tem o “peso de alertar e modificar o comportamento das pessoas no combate à corrupção. O desafio agora é passá-la adiante”.

Na segunda parte do evento, o conselheiro do CNMP e representante da instituição na ENCCLA, Fábio George Cruz da Nóbrega, reuniu-se com integrantes das instituições presentes para esclarecer e tirar dúvidas acerca do prosseguimento da campanha. “Este momento é um sonho que começou a ser construído no ano passado e foi integralmente acolhido pela ENCCLA. Convidamos o empresariado, a imprensa, as instituições de ensino, os órgãos públicos e a sociedade civil organizada para apoiar e se engajar nessa iniciativa”, concluiu Fábio George.

Hotsite da campanha
Todas as peças de comunicação estão disponíveis no hotsite www.todosjuntoscontracorrupcao.gov.br e poderão ser baixadas e compartilhadas pelos cidadãos. A página também trará orientações sobre como estabelecer parcerias para produção de cartazes, camisetas, banners e outras formas de divulgação do conteúdo.

Projetos
Durante o lançamento da campanha, foi divulgado o edital de chamamento público, que visa a selecionar e certificar iniciativas educacionais, já implementadas ou embrionárias, que tenham como objetivos a prevenção primária à corrupção, o fomento à integridade social e a educação para a cidadania. As propostas selecionadas serão publicadas, no fim deste ano, à sociedade, para livre consulta e replicação, em um banco de propostas acessível pela internet.

A prevenção primária à corrupção pode ser entendida como toda ação voltada para crianças, adolescentes e adultos, no ambiente escolar, acadêmico, organizacional ou comunitário, com intuito de promover a formação de cidadãos conscientes e mais participativos no enfrentamento à corrupção, tornando-os mais imunes à prática deste crime e mais envolvidos com o controle social.

A criação do banco de propostas promoverá a aproximação entre os gestores dos sistemas educacionais e possíveis parceiros apoiadores, como empresas, órgãos públicos, academia e entidades do terceiro setor. O intuito é a implementação ou replicação das melhores propostas, tanto pelo apoio financeiro quanto pelo compartilhamento de experiências e conhecimentos.

Os projetos devem ser submetidos por meio do site www.todosjuntoscontracorrupcao.gov.br.

Leia aqui a íntegra do edital.